Marvel passa por reestruturação

Por Sérgio Codespoti
Data: 18 janeiro, 2018

Marvel está passando por uma reestruturação. O novo publisher da editora é John Nee, assumindo o cargo que foi de Dan Buckley antes deste último ser promovido para presidente da Marvel Entertainment.

Nee era o presidente da Wildstorm em 1998, quando Jim Lee vendeu a companhia para a DC Comics. Na DC, ele assumiu como vice-presidente, supervisionando os selos Wildstorm e CMX, especializado em mangá. Em 2010, se tornou um dos cocriadores da Cryptozoic Entertainment e passou a trabalhar com jogos de tabuleiro, trading cards e outros colecionáveis, na função de presidente da empresa.

Na Marvel, sua função será supervisionar o setor de quadrinhos, tanto impresso quanto digital, garantindo a qualidade dos produtos, gerenciando o orçamento e orientando o departamento de marketing.

Curiosamente, com essa contratação, quatro dos antigos executivos da Wildstorm estão no topo de três das maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos: Jim Lee, na DC Comics; John Nee, na Marvel e Ted Adams, na IDW.

Segundo Buckley, Nee tem uma grande experiência em vários setores da indústria de entretenimento, e não apenas na área de quadrinhos – mas também, em jogos, publicação em prosa, colecionáveis e outros produtos –, e por isso está muito qualificado para o cargo e para encarar futuras oportunidades.

Nee estará no comando de todas as estratégias de publicação, enquanto o planejamento criativo e editorial continuará nas mãos de Buckley, Joe Quesada e C.B. Cebulski.

De acordo com Buckley, a editora pretende ter uma performance melhor em 2018 para continuar na liderança, e para isso é preciso entregar histórias cativantes executadas pelos melhores autores disponíveis.

A entrada de Nee libera Buckley para executar outras tarefas ligadas ao gerenciamento da marca Marvel, supervisionar o setor de animação e mídia digital e outras atividades relacionadas com franquias.

No setor de animação, a expectativa é que as séries da Marvel,(Guardians of the Galaxy, Spider-Man e Avengers Assemble) exibidas pela da Disney XD, não sejam renovadas e podem ser canceladas.

Ainda não ocorreu um anúncio oficial, mas segundo os sites Den of Geeks e Tomb of the Cartoon Monkey Skeleton, muitos animadores deverão ser dispensados enquanto a empresa faz uma restruturação de seus projetos de animação para cinema e TV.

No final do ano passado, a Marvel já havia anunciado C.B. Cebulski como novo editor-chefe, substituindo Axel Alonso.

John Nee

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • ARQUEIRO VESGO

    Pra mim a Marvel perdeu o rumo faz tempo.

  • Tava na cara que iria dar errado.

    Uma coisa é o leitor mudar a mentalidade e demandar um conteúdo mais politicamente correto e representativo. Outra coisa é uma empresa de entretenimento hipócrita querer dar uma de certinha e empurrar isso goela abaixo nos seus consumidores.

    É mais ou menos o que a Rede Globo está fazendo. :D

  • Alessandro Souza

    Espero que isso se traduza em boas histórias. Só isso.

  • Só para lembrar: há alguns anos o Quesada queria de volta Conan e Jim Lee. Conan a Marvel já conseguiu. Jim Lee poderia se aproximar da editora em função de uma amizade profissional. Daí para assinar um “projeto” é “daqui prá’li”.

  • Se você quiser, enviamos para o seu email! :)

    • Ed mundo

      poxa, não poderia ser impresso? Se for possível, deixa na:
      Caixa Postal 90981, Centro Petrópolis/RJ CEP.: 25620-971

      • Complicado, pois nesse endereço vc não receberá!

  • Alexsandro da Silva Barbosa

    Não entendo qual a dificuldade da Marvel fazer estorias clássicas, a Marvel sempre foi uma editora inclusiva, não precisava ficar forçando a barra com esse politicamente correto. Os X-Men, Pantera Negra Falcão e muitos outros são a prova disso.

    • EX-AID

      o problema é que a marvel quis colocar diversidade em vez de qualidade. o resultado é obvio! colocar roteiristas e desenhistas sem talento, só pode dar merda!

  • ARQUEIRO VESGO

    A Marvel atual está mais perdida do que minhoca em galinheiro.

  • Kaine

    Poderiam dar um fim no Miles Morales também…