Mauricio de Sousa e Macoto Tezka revelam novo quadrinho envolvendo a Amazônia

Por Marcelo Naranjo
Data: 5 setembro, 2019

Macoto Tezka, filho do mestre Osamu Tezuka (considerado o pai dos mangás modernos), está no Brasil ao lado da sua esposa e premiada mangaká Reiko Okano, e visitou os estúdios da Mauricio de Sousa Produções hoje (05/09), onde concedeu uma entrevista coletiva ao lado do criador da Turma da Mônica.

Durante a conversa, Tezka e Mauricio falaram sobre a parceria recente entre os dois e um novo projeto, cujo tema será a Amazônia.

“Por muito tempo, o meu pai sempre destacou a importância da natureza, de cuidarmos e preservamos a natureza. Esta é a mensagem que ele tentou passar para as crianças. Ele fica muito feliz que o Senhor Mauricio tenha trabalhado com esse tema e dê continuidade ao que o meu pai fazia”, disse Macoto Tezka.

“Estou honrado, agradecido e muito confiante e feliz, pois é um pedaço vivo do meu amigo Osamu Tezuka que está aqui presente. E falamos das mesmas coisas que eu tinha combinado com o pai dele”, comemorou Mauricio.

Mauricio de Sousa, Makoto Tezuka e Reiko Okano

E ele revelou qual será o próximo projeto entre os dois. “Ontem, no Rio de Janeiro, Macoto sugeriu algo incrível, que será mais um desafio pra nós. O pai dele começou a escrever uma história sobra a Amazônia, mas infelizmente faleceu antes de terminar. A ideia é que eu continue a história, para lançarmos esse projeto começado pelo Tezuka e terminado por mim”.

“Será um desafio, um negócio difícil. Vou ter que buscar o estilo dele e reler suas histórias, além de consultar minha especialista no Tezuka, a Alice (esposa do Mauricio de Sousa), que aprendeu a ler com os mangás dele”, afirmou Mauricio.

O tema está muito em voga atualmente, devido aos recentes casos de queimadas, que atraíram a atenção de todo o mundo.

“Quando eu conversava com o Tezuka sobre a Amazônia, não chegamos a falar sobre queimadas, mas falamos sobre a necessidade de reflorestamento ou de não derrubarem a floresta. Esse assunto agora é terrível”, lamentou Mauricio de Sousa.

A ideia da nova obra é reforçar a importância da preservação da floresta para as crianças.

Ainda não há previsão de lançamento, mas o projeto será lançado internacionalmente e terá a participação da Turma da Mônica Jovem.

A amizade de Osamu Tezuka e Mauricio nasceu na década de 1980, quando o brasileiro foi recebido pelo mestre dos mangás no Japão. Tempos depois, foi a vez de Tezuka visitar o Brasil e passear pelo estúdio de Mauricio.

Juntos, planejaram criar uma história com o tema ecologia. O autor japonês acabou falecendo em 1989, mas a ideia de uma colaboração não deixou de existir.

Então, em 2012, os dois estúdios lançaram um crossover da Turma da Mônica Jovem e os personagens Kimba, Astro Boy e a Princesa e o Cavaleiro, realizando o sonho de anos.

A MSP também desenvolveu, em 2018, uma aventura em homenagem a Tezuka na revista Tezucomi, da editora japonesa Micromagazine, elaborada no Brasil.

Mauricio de Sousa e Makoto Tezuka

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Canoa Furada

    Ih rapaz, no Brasil de hoje, passar uma mensagem ecológica pode até ser consderado uma ofensa para uns e outros. Chegaremos ao dia em que quadrinhos da Mõnica serão considerados subversivos.

  • stefanobahia

    Macoto se parece com Jackie Chan !
    Soube que Macoto já dirigiu filmes. O saudoso pai dele foi ator em alguns dos filmes