Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

Ministro da Educação usa a Turma da Mônica, sem autorização, para atacar chineses

4 abril 2020

Em meio a uma das maiores crises de saúde e economia em tempos recentes, por causa da pandemia de coronavírus, o Ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, fez mais uma postagem polêmica nas redes sociais, desta vez usando uma revista da Turma da Mônica.

A imagem em questão é a capa da revista Saiba mais com a Turma da Mônica # 47 – Sobre a China, publicada pela Panini Comics em julho de 2011. Este título traz curiosidades sobre temas específicos em cada número. Na história, Cebolinha, Cascão e Mônica visitam um novo amigo e aprendem tudo sobre a China.

Na postagem, Weintraub se valeu da característica principal do Cebolinha (trocar o "R" pelo "L" nas palavras) para ligar a um erro comum no sotaque dos chineses que aprendem a falar o português, enquanto faz acusações aleatórias.

Muitas pessoas zombaram do ministro pelo fato de o personagem de Mauricio de Sousa não trocar o R no final das palavras, como em verbos no infinitivo.

Postagem de Abraham Weintraub no Twitter

Com a grande repercussão, a Mauricio de Sousa Produções emitiu um comunicado oficial, que foi publicado na versão online da Folha de S.Paulo.

Segue abaixo:

Não autorizamos o uso de nossos personagens nessa postagem. A Mauricio de Sousa Produções tem uma relação de muitos anos de amizade e admiração com o povo da China.

A nossa primeira publicação naquele país foi justamente sobre o descobrimento do Brasil. E, por aqui, fizemos um Saiba Mais! (nossa publicação que aborda diversos assuntos educativos) para mostrar um pouco da rica História da China para os leitores brasileiros.

Porque há 60 anos, a Turma da Mônica preza pela amizade entre todos os povos. E continuará sendo assim.

Saiba mais com a Turma da Mônica # 47 - Sobre a China

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA