Monstro criado por H.P. Lovecraft vira tira de humor

Por Marcelo Naranjo
Data: 21 novembro, 2016

Imagine uma criatura ancestral responsável pelo ressurgimento dos antigos. Agora, pense que esse monstro é um garotinho na escola vivendo todas as dificuldades de todas as crianças normais. Foi essa ideia maluca que Gian Danton e Toninho Lima tiveram ao criar a tira de humor As aventuras do Pequeno Xuxulu.

A tira, publicada em uma página na internet, é uma referência à obra do escritor norte-americano H.P. Lovecraft, que inovou ao colocar todos os seus contos em um mesmo universo e, dessa forma, criou uma das mais famosas mitologias modernas de terror, incluindo o demônio Cthulhu e o livro maldito Necronomicon.

A ideia da tira surgiu da dificuldade de pronunciar o nome Cthulhu. O humor, aliás, surge exatamente do estranhamento, por misturar o terror das histórias originais com uma narrativa e traços infantis. Assim, Xuxulu enfrenta problemas de crianças normais, como acordar de mau humor, ter dificuldades para decorar o livro Necronomicon e até ter que dar o dinheiro do lanche para o valentão da escola.

Confira As aventuras do pequeno Xuxulu na página da série no Facebook.

tira_xuxulu

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Pablo

  • Luiz Magno

    Legal.

  • James

    Curiosamente tô lendo a edição da Martin Claret “Grandes Contos” . Não sou fluente em inglês então não posso reclamar da tradução. Mas o pouquinho lido tá me “agradando bastante”. As descrições de H. P são estupendas, assim como o seu desencanto com o a humanidade tomada pelo espírito do progresso me fazem coçar a cabeça.

  • Henrique Valle

    Fraquinho.
    Mas curti pela ideia. Tomara que evoluam.

  • Edu de Krypton

    Deve ser uma bosta. Ideia ridícula. Só podia vir de brasileiro.