Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Morreu H. R. Giger, o artista criador do Alien

14 maio 2014

H. R. GigerO famoso designer e pintor Hans Rudolf Giger, mais conhecido como H. R. Giger, faleceu no dia 12 de maio, após uma queda, em Zurique, na Suíça. Ele tinha 74 anos. A notícia foi divulgada pelo Museu Giger.

H.R. Giger nasceu em 5 de fevereiro de 1940, na cidade de Chur, na Suíça. Ele era conhecido por suas pinturas surrealistas e pela criação dos cenários e do visual da criatura do filme Alien – O oitavo passageiro, de Ridley Scott.

Ele ganhou um Oscar como parte da equipe de efeitos visuais de Alien, em 1980. Giger também contribuiu com designs para as películas Aliens, Aliens 3, Alien – A Ressurreição e Prometheus.

Ridley Scott descobriu o trabalho de Giger devido à produção do filme Duna, a versão inacabada de Alejandro Jodorowsky, para qual o suíço e o desenhista Moebius haviam contribuído com pinturas e desenhos conceituais.

Outros filmes para os quais Giger produziu imagens conceituais são: A Experiência (Species), Poltergeist II e Tokyo – The Last War. Nas décadas de 1960 e 1970, ele dirigiu alguns documentários na Suíça, como: Swiss Made (1968), Tagtraum (1973), Giger's Necronomicon (1975) e Giger's Alien (1979).

Suas pinturas ilustraram capas dos álbuns Brain Salad Surgery, de Emerson Lake and Palmer; Koo Koo, de Debbie Harry; e Danzig III – How the Gods Kill, da banda Danzig. Giger também fez um documentário sobre Debbie Harry, A New Face of Debbie Harry, em 1982.

Sua influência no campo artístico foi grande. As figuras biomecânicas e o clima de horror sexualizado são características de suas ilustrações e pinturas. Os videogames Dark Seed e Dark Seed II, da Cyberdreams, foram baseados na arte de Giger.

Além disso, a marca de guitarras japonesa Ibanez lançou uma edição especial de seus instrumentos baseada em seus desenhos.

Giger estudou arquitetura e desenho industrial na década de 1960. Ele começava suas pinturas com pequenos esboços em tinta. Inicialmente, pintava com óleo, mas depois adotou o aerógrafo, que se tornou uma característica das suas obras mais populares. Nos últimos anos, havia abandonada essa técnica e estava trabalhando com pastéis e marcadores.

Em 2013, ele foi nomeado para o Science Fiction and Fantasy Hall of Fame.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA