Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Morreu o desenhista e humorista francês François Cavanna

30 janeiro 2014

François CavannaO jornalista, desenhista e humorista francês François Cavanna faleceu ontem, dia 29 de janeiro, em Créteil, na França, aos 90 anos. Ele foi o fundador dos jornais de humor Hara-Kiri e Charlie Hebdo.

Cavanna, que sofria de Mal de Parkinson, fraturou o fêmur, foi internado e teve complicações pulmonares.

Nascido nodia 22 de fevereiro de 1923, ele foi criado na pequena cidade de Nogent-sur-Marne, numa comunidade italiana. O romance Les Ritals, de 1978, foi inspirado nessa fase de sua vida.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Cavanna foi forçado a participar do STO - Service du travail obligatoire (Serviço de Trabalho Compulsório), uma espécie de trabalho escravo ao qual os jovens franceses (e outros povos sob ocupação nazista) foram submetidos.

Ele foi enviado a um campo de trabalho nos arredores de Berlim (Baumschulenweg), na Alemanha, em 1943. Foi lá que conheceu seu primeiro amor - uma mulher russa chamada Maria. Cavanna só retornaria à França em 1945, após a libertação de seu país e a derrota nazista.

Sua experiência nesse período rendeu o romances Les Russkoffs, que ganhou o prêmio Interallié, em 1979.

O jornal Hara-Kiri foi fundado por Cavanna e o Professor Choron (Georget Bernier) em setembro de 1960. A publicação circulou até 1985. A publicação chegou a ser censurada, em 1961 e 1963, e foi interditada pelo governo francês, na década de 1970. Era uma publicação ácida e irreverente, que mudou a maneira de se fazer rir no país e causou um rebuliço na imprensa. Por suas páginas passaram desenhistas ilustres, como Reiser, Cabu e Wolinski.

A edição de número 94, de 16 de novembro de 1970, trazia a seguinte chamada de capa: "Baile trágico em Colombey: Um Morto". O título é uma referência clara a dois fatos distintos.

O primeiro, a morte do general Charles DeGaulle (presidente da França durante dez anos), que ocorreu em Colombey-les-Deux-Églises, no dia 9 de novembro de 1970. O termo "Baile Trágico" se refere ao segundo episódio e foi cunhado no dia 1º de novembro de 1969. Foi assim que a imprensa passou a chamar o incêndio ocorrido naquela data, numa boate em Saint-Laurent-du-Pont, na qual morreram 146 pessoas.

Com a interdição do jornal em 1970, Cavanna lança uma nova publicação, o semanário Charlie Hebdo. Segundo Georges Wolinski (em L’Écho des savanes # 239), o "Charlie" do título também era uma referência a Charles DeGaulle.

Ao longo de sua carreira, Cavanna publicou por volta de 60 obras, incluindo 15 romances. Era uma personalidade complexa, com um humor truculento que não conhecia tabu ou limites e influenciou várias gerações de escritores e artistas.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA