Morreu o desenhista francês F’Murr

Por Sérgio Codespoti
Data: 11 abril, 2018

A editora Dargaud divulgou que o escritor, desenhista e humorista F’Murr (algumas vezes grafado F’Murrr) faleceu no último dia 10 de abril, aos 72 anos.

F’Murr, pseudônimo de Richard Peyzaret, nasceu em 31 de março de 1946, em Paris, na França. Ele estudou artes aplicadas na escola Duperré, trabalhou no ateliê de Raymond Poïvet, onde conheceu Mandryka e René Goscinny.

Esses contatos lhe abriram as portas da revista Pilote, para a qual F’Murr colaborou a partir de 1971.

Seu trabalho mais conhecido é a série Le Génie des alpages (O Gênio das Pastagens Alpinas), que possui 14 edições. Foi em Le Gènie des Alpages que surgiu a personagem Naphtalène, que se destaca em outras histórias. Ele também desenhou Jehanne d’Arc, Tartine de clous e Le char de l’état dérape sur le sentier de la guerre.

Além disso, o artista também colaborou com as revistas Le Canard Sauvage, Circus, Fluide Glacial, À Suivre e Métal Hurlant. A obra de F’Murr possui lirismo, poesia e nonsense, pelo qual ele sempre será lembrado.

Em 1978, F’Murr foi agraciado com o prêmio de melhor HQ, Barre-toi de mon herbe, no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. Ele voltaria a ser premiado no mesmo evento, em 1991, quando recebeu o troféu Alph-art, na categoria humor, por Le pauvre chevalier.

.

Richard Peyzaret, mais conhecido como F'Murr

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Brontops

    Falando em quadrinhos europeus, uma pergunta pro povo do Universo HQ: existe perspectiva – por alguma editora nacional – de concluírem Arthur, a epopeia celta de Chauvel e Lereculey…?