Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Morreu Ray Harryhausen, um dos pioneiros dos efeitos especiais do cinema

8 maio 2013

Um dos grandes pioneiros dos efeitos especiais cinematográficos, Ray Harryhausen, faleceu no dia 7 de maio de 2013, aos 92 anos, em Londres, na Inglaterra. A notícia foi divulgada pela família do artista, na página do Facebook, da Fundação Ray and Diana Harryhausen.

Raymond "Ray" Harryhausen nasceu em 29 de junho de 1920, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Começou sua carreira criando efeitos para filmes B, como O Monstro do Mundo Proibido (Mighty Joe Young), de 1949; A 20 Milhões de Milhas da Terra (20 Million Miles to Earth), de 1957; a trilogia Simbad: Simbad e a Princesa (The 7th Voyage of Sinbad), de 1958; A Nova Viagem de Simbad (The Golden Voyage of Sinbad), de 1974; e Simbad Contra o Olho do Tigre (Sinbad and the Eye of the Tiger), de 1977.

Seus filmes mais conhecidos são Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts), de 1963, com a famosa batalha de esqueletos, e Fúria de Titãs (Clash of Titans), de 1981.

Ele é o inventor de um tipo de animação Stop Motion (técnica de animação quadro a quadro) conhecido como Dynamation.

Harryhausen influenciou várias gerações de cineastas, incluindo Steven Spielberg, George Lucas, Terry Gilliam, Peter Jackson e James Cameron.

Em 1992, ele foi homenageado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, durante a cerimônia de entrega do Oscar, com o prêmio Gordon E. Sawyer Award, para pessoas cujas invenções modificaram a indústria do cinema de maneira positiva. Seu nome foi incluso no Hall da Fama da Ficção Científica, em 2005.

Ray Harryhausen

Ray Harryhausen

Ray Harryhausen

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA