Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Mostra expõe HQs de Jodorowsky em São Paulo

25 setembro 2009

Por Eduardo Nasi (25/09/09)

A Era da divergência - Arte e cultura visual no México 1968 - 1997Algumas
páginas dos quadrinhos Fabulas Panicas, criados pelo chileno radicado
na França Alejandro Jodorowsky na segunda metade dos anos de 1960, estão
expostas em São Paulo. Os trabalhos constam da mostra A Era da divergência
- Arte e cultura visual no México 1968 - 1997
, em cartaz na Estação
Pinacoteca
.

O trabalho tem uma atração especial: apresenta Jodorowsky como artista, uma característica que se perdeu nos trabalhos que o consagraram - como a série Incal (lançada pela Devir no Brasil).

A série de HQs, cada uma com a dimensão de uma página de revista, foi criada entre 1967 e 1969 para o suplemento cultural semanal do jornal El Heraldo de México. Na época, os primeiros jornais em cores estavam chegando ao país.

A temática da série já adiantava algumas características do trabalho posterior de Jodorowsky, especialmente pela mistura de reflexões pessoais, psicanálise e budismo. Segundo a curadoria da mostra, a arte tinha toques da fantasia das HQs francesas.

Além das tiras expostas na parede, a exposição também conta com uma cópia do álbum mexicano Fabulas Panicas, que republicou a série na íntegra, para consulta dos visitantes.

A Era da divergência - Arte e cultura visual no México 1968 - 1997 também apresenta trechos de filmes de Jodorowsky (que tiveram retrospectiva recentemente), além de um apanhado precioso da arte mexicana do período.

A exposição fica em cartaz até 16 de novembro. A Estação Pinacoteca fica no Largo General Osório, 66, a poucos quarteirões da Estação da Luz.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA