Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Moulinsart lança edição especial de O Caranguejo das Pinças de Ouro

22 outubro 2013

Du Crabe Rouge Au Crabe Aux Pinces D'OrPor ocasião da Fête de la BD 2013, festival de quadrinhos realizado em Bruxelas, na Bélgica, a Éditions Moulinsart - editora da Fundação Hergé - lançou uma versão especial de Le Crabe Aux Pinces D'Or (O Caranguejo das Pinças de Ouro), de Hergé.

O livro, intitulado Du Crabe Rouge Au Crabe Aux Pinces D'Or, é uma volume em capa dura e com 140 páginas, a maioria delas em preto e branco, reproduzindo as aventuras de Tintim como foram publicadas nas páginas do jornal Soir-Jeunesse, durante a ocupação alemã da Bélgica, na Segunda Guerra Mundial.

Essa é a nona aventura do herói e é a história na qual surge o Capitão Haddock.

Estão inclusas 56 páginas, cada uma com três tiras, publicadas entre 17 de outubro de 1940 e 38 de maio de 1941; 28 páginas, de duas tiras, lançadas entre 4 de junho e 3 de setembro de 1941; e 23 tiras publicadas no jornal Le Soir, entre 23 de setembro de 1941 e 18 de outubro de 1941.

A Bélgica foi invadida pela Alemanha no dia 10 de maio de 1940. Imediatamente, o jornal Le XXe Siècle (assim como a maioria das publicações do país) e seu suplemento juvenil, Le Petit Vingtième, foram cancelados.

Hergé foi forçado a interromper a publicação de Tintim No País do Ouro Negro, que lidava com uma temática polêmica (o conflito entre judeus e árabes na Palestina ocupada pelos ingleses - que também está modificado na versão atual do álbum), e teve que achar outro veículo para publicar seu trabalho.

No jornal Le Soir, Hergé iniciou a publicação de O Caranguejo das Pinças de Ouro, com duas páginas de tiras, e gradualmente foi obrigado a reduzir o formato devido à escassez de papel durante a guerra. As últimas tiras deixaram de ser semanais e foram publicadas diariamente. A primeira versão do livro, em preto e branco, foi lançada em 1941 e tinha 123 páginas. Esse volume foi reimpresso numa versão fac-símile, em preto e branco, que difere na sua formatação da edição especial

Quando o álbum foi publicado em cores, foi redesenhado para se enquadrar no novo formato da Casterman. Hergé reduziu a história para apenas 58 pranchas e, para atingir as 62 páginas do novo padrão, completou o livro com quatro ilustrações de página inteira. Essa versão - com algumas poucas mudanças - permanece em publicação até hoje.

Du Crabe Rouge Au Crabe Aux Pinces D'Or é diferente tanto do álbum de 1941, quanto a sua versão fac-símile moderna, pois se trata da reprodução das tiras da forma como elas forma publicadas originalmente nos jornais, reproduzindo parcialmente o ritmo de leitura original. O livro também inclui artigos contextuais de Daniel Couvreur e diversas páginas do suplemento Le Soir - Jeunesse, com outros personagens de Hergé, artigos, propaganda e página de diversões (com palavras-cruzadas, curiosidades etc).

O volume teve distribuição limitada e está sendo vendido por 15 euros.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA