Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Moulinsart lançou Les mystères des 7 boules de cristal

15 abril 2013

A Éditions Moulinsart lançou uma versão para colecionadores de Tintim - As Sete Bolas de Cristal.

Les mystères des 7 boules de cristal é uma edição de 112 páginas que reúne, pela primeira vez, as 153 tiras originais - em preto e branco - da aventura Tintim - As Sete Bolas de Cristal, da mesma forma como elas foram publicadas originalmente no jornal belga Le Soir, durante a Segunda Guerra Mundial.

Na época, o país - e o jornal - estavam ocupados pelas forças alemãs. Hergé, forçado a lidar com racionamento de papel (dentre outros itens essenciais) e bombardeiros constantes, decidiu afastar Tintim da realidade do quotidiano e criou uma aventura diferente, no dia 16 de dezembro de 1943.

A tira número 153 - a última dessa edição, - permaneceu inédita por muitos anos. Deveria ter sido publicada no dia 4 de setembro daquele ano, mas com a retomada de Bruxelas pelos aliados - pelos welsh guards britânicos e pela 1ª Brigada de Infantaria Belga Livre - no dia anterior, as atividades do jornal Le Soir foram interrompidas. A maioria das publicações que funcionaram durante o período de ocupação nazista foi investigada por colaboracionismo.

A história ficaria sem final até a sua retomada, no dia 26 de setembro de 1946, quando surgiu o Journal de Tintim, e Hergé iniciou a publicação de Tintim e o templo do Sol, a sequência da aventura anterior.

O livro tem formato horizontal (italiano), com 22 cm x 17 cm, capa dura e inclui comentários e pesquisa documental de Philippe Goddin.

Les mystères des 7 boules de cristal

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA