MSP muda o visual do Pelezinho

Por Samir Naliato
Data: 12 dezembro, 2013

Começando em As Melhores Histórias do Pelezinho # 8, a Mauricio de Sousa Produções decidiu mudar o visual do personagem após 36 anos. Além dele, Cana Braba e Teófilo também sofreram modificações. A edição vem com uma nota de esclarecimento sobre a decisão.

“Caro leitor: a partir desta edição de As Melhores Histórias do Pelezinho, você vai notar umas alterações do desenho dos personagens! O traço foi reestudado para se tornar mais moderno, atualizado e universal O que não foram modificados são os humores e as divertidas histórias dessa turma de craques, que continua batendo um bolão!”

As mudanças do Pelezinho incluem um nariz e a retirada do círculo em torno da boca, e as aventuras do personagem serão redesenhadas para se adequarem ao novo traço. No título Pelezinho – Coleção Histórica, no entanto, os traços permanecem inalterados.

Em 1990, pela Editora Globo, foi lançado Pelezinho – 50 Anos de Pelé, comemorando o cinquentenário do Rei do Futebol. Na capa, é possível ver uma “versão adolescente” do Pelezinho, com características no traço que foram incorporadas no novo visual.

Pelezinho foi criado em 1976, por Mauricio de Sousa, e publicado até 1986. Depois de um longo período fora das bancas, voltou em 2012, com vários títulos que republicam suas aventuras clássicas.

Veja abaixo uma comparação entre as duas versões. Clique na galeria para ampliar as capas e páginas.

PelezinhoComparacao

CanabrabaComparacao

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Jonas Lobato

    Se você sequer gosta do personagem, o que veio fazer aqui? Patrulhar e despejar seu preconceito politicamente correto.
    A mudança foi ridícula. Se nos quadrinhos caricaturados não se pode utilizar conceitos visuais iguais aos do Pelezinho para os personagens negros, então tem uma série interminável de estilizações relativas aos personagens brancos que também são estereotipadas.

    • E quem disse que eu sou a favor do ”politicamente correto” ? Estou explicando o motivo do problema. Recomendo interpretar melhor o texto. E, a respeito do personagem não ser do meu agrado: SIM, sempre achei o personagem medíocre e que em nada acrescentou. É opinião minha. Se não gosta dela, então porque veio desenterrar um assunto de 4 ANOS?! 4 ANOS, CARA!!! :p
      Da mesma forma que concordo que existem estereotipos de pessoas brancas… e isso em NADA mudou o meu argumento.

  • pedro bo

    Se sou um desenhista não alteraria a imagem de qualquer personagem meu, mesmo que desagrade alguns… a criação é minha, lê quem quer.
    Quem não quer não encha o saco, não atrapalhe!