Nova edição do livro Educação para Abolição está no Catarse

Por Marcelo Naranjo
Data: 2 junho, 2017

A obra Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado do Brasil, de Thiago Modenesi, ganha uma segunda edição, revisada e ampliada, com várias ilustrações e outras que podem ser consideradas antepassadas das nossas histórias em quadrinhos, material clássico de Angelo Agostini e também textos publicados originalmente na Revista Illustrada, no início da República do Brasil.

A pesquisa ganhou o Troféu HQMix de 2012 como Melhor Dissertação de Mestrado e já havia tido uma primeira edição, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, que se encontra esgotada.

A segunda edição possui novo tratamento de imagens, além de um anexo com material não publicado na primeira, com formato 15 x 21 cm e 152 páginas. O livro conta com prefácio e posfácio dos professores e pesquisadores de quadrinhos Nobu Chinen e Waldomiro Vergueiro, respectivamente.

Para viabilizar a nova edição, o título está no site de financiamento coletivo Catarse – clique e confira outras informações.

 

 

• Outros artigos escritos por

.

  • Gabriel Giesta

    Sou professor e fiquei interesSado. Alguém que conhece o material, poderia falar mais sobre? Estou pensando em investir.

  • Thiago Modenesi

    Oi Gabriel, sou o autor da obra e professor também. A mesma foi meu objeto de estudo no mestrado, aqui busco a memória e história do trabalho de Angelo Agostini para comprovar a importância das hqs no processo educacional, em particular numa sociedade com elevado grau de analfabetos como era a do império. É a segunda edição do livro. Sou autor também da coleção Quadrinhos e Educação que se encontra com o quarto volume no prelo. Espero contar com seu apoio!