Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Novo álbum do brasileiro José Roosevelt pela La Boîte à Bulles

7 março 2005

A l'Ombre des CoquillagesO
desenhista e roteirista carioca José Roosevelt foi morar na Suíça em 1988
por amor. E acabou abrindo uma bela carreira no mundo da Bande Dessinée.
Em abril, vai sair, pela editora especializada em quadrinhos La Boîte à Bulles (que pode ser traduzido por A Caixa dos Balões), sediada em Paris, seu álbum A l'Ombre des Coquillages' (À Sombra das Conchas), seu quarto trabalho pelo mesmo selo, depois de sua estréia pela bela editora Paquet, de Genebra, em 2001, com La Table de Vénus.

No novo álbum, Juanalberto, seu personagem mais importante (que aparece até no site do José) e seus amigos, Vi e Ian, vão ser conduzidos pelo surrealismo de José a vários momentos de sua juventude, numa história em que real e fantasia se alternam como fundo para a narrativa.

Em A l'Ombre des Coquillages, José dá seqüência ao bem-recebido La Table de Vénus, mas assume que escolheu uma narrativa menos estruturada, para poder dar vazão ao lado mais onírico. A influência mais decisiva na carreira do criador, Carl Barks, fica ainda mais patente no novo álbum, o que o próprio Roosevlt ressalta.

Para ter idéia do critério para a publicação da obra, é bom frisar que a La Boîte à Bulles é uma casa editora fundada por Vincent Henry em 2003. Vincent é articulista de vários sites da Nona Arte, como o mais que recomendável BDselection e também de revistas. Aliás, o primeiro álbum publicado pela editora foi Derfal le Magnifique, outra história de Juanalberto.

A l'Ombre des Coquillages terá 192 páginas e será vendido ao preço de 25 euros. O número ISBN já está definido: ISBN : 2-84953-017-4. Como a confiável loja virtual da Decitre já tem em seu catálogo 17 obras da Boîte, possivelmente, em breve, os interessados poderão adquirir a nova obra do brasileiro por meio dela.

Para os brasileiros, a oportunidade imediata de acompanhar o novo trabalho de José, além da página oficial de divulgação, (com a capa e sete pranchas) é no site ActuSf, especializado em ficção científica, que promete colocar uma prancha do álbum por semana, até a publicação. Aliás, se depender do que andam falando os colegas do ActuSf, o álbum vai ter uma bela acolhida. Pelo menos, de crítica.

Em tempo: como pintor, José Roosevelt realiza uma exposição individual em Paris, em outubro. Para manter contato com o artista, o e-mail é patinhos@bluewin.ch - que mostra bem o quanto ele assume a herança de Carl Barks.

Para não perder a viagem até Genebra, uma outra informação é que a B.ü.L.b Comix, outra editora sediada na mais cosmopolita cidade suíça, está lançando histórias em quadrinhos em caixinhas de 3 x 4cm. Aguardemos os comentários, pois, de momento, os colegas da Tribune de Genève apenas noticiaram o lançamento, que pode ser interessante.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA