Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Novo Asterix esgota a primeira tiragem francófona de dois milhões de exemplares

1 novembro 2013

O álbum Asterix Entre os Pictos, a nova aventura do herói gaulês, esgotou, em menos de uma semana, a primeira tiragem de dois milhões de exemplares de sua versão em francês.

Asterix entre os Pictos teve uma impressão conjunta para 15 países, em 23 idiomas diferentes, numa tiragem total de cinco milhões de exemplares. A maior parte desse volume fica dividida entre a França (e países francófonos, como Bélgica, Luxemburgo e Suíça) e a Alemanha, com respectivamente dois milhões e 1,5 milhão de exemplares.

A HQ está entre os produtos mais vendidos em livrarias como Fnac, Amazon (francesa) e Decitre. Entrevistados pela equipe do site Livres Hebdos, diversos livreiros disseram que a nova aventura tem qualidade muito superior ao volume anterior, O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro (L'anniversaire d'Astérix et Obélix - Le Livre d'or).

A segunda tiragem francófona está prevista para ser distribuída em 12 de novembro. Existem expectativas de que o álbum possa bater a marca de vendas de 3 milhões de cópias na França. A HQ também está obtendo excelentes resultados na Espanha e na Alemanha.

O sucesso é tamanho, que a edição de luxo da mesma HQ, vendida a 35 euros (o álbum original está sendo vendido a 9,90 euros) está em 11º lugar na lista das HQs mais vendidas do Livres Hebdo.

Diversas parcerias comerciais foram feitas celebrando o lançamento, entre elas com a companhia de doces Delacre, que lançou uma nova coleção de latas metálicas de biscoitos, com estampas da nova aventura do gaulês; e outra com La Monnaie, a Casa da Moeda francesa.

Asterix entre os Pictos Asterix entre os Pictos, edição de luxo

La Monnaie está oferecendo aos colecionadores, quatro produtos especiais: três moedas comemorativas e uma caixa de luxo com o álbum.

As moedas são: de prata (22 g), com 37 mm de diâmetro, valor nominal de 10 euros, com uma das faces mostrando uma cena do novo álbum, com uma cunhagem de 10 mil peças e valor de venda de 59 euros; de ouro (8,55 g), com 22 mm de diâmetro, valor nominal de 50 euros, com uma cena reproduzida do álbum Asterix entre os Belgas, de 1979 - o último realizado por Goscinny e Uderzo -, com uma cunhagem de mil peças e valor de venda de 450 euros; e uma de ouro (17 g) com 31 mm de diâmetro, valor nominal de 100 euros, com uma cena reproduzida do álbum Asterix, o Gaulês - o primeiro da série -, com uma cunhagem de 500 peças e valor de venda de 920 euros.

A edição de luxo, distribuída por La Monnaie, inclui uma caixa imitando um livro, com uma medalha em formato de menir, numerada; uma edição do álbum Asterix entre os Pictos, numerada, com uma capa exclusiva, diferente das outras edições; um ex-líbris, numerado, reproduzindo em preto e branco o primeiro quadro da página 21 da HQ; e uma ficha no formato de moeda antiga (jeton statére) gaulesa com a palavra Vercingétorix. Essa caixa tem tiragem limitada e numerada de mil exemplares e custa 250 euros.

A editora Hachette, grupo que controla, desde 2008, 60% da Éditions Albert René - casa responsável pelo álbum -, tem planos para se concentrar, em 2014, em mercados como China, Estados Unidos, Japão e Rússia, países onde Asterix é pouco conhecido.

Segundo o site Asterix35.com, já foram vendidos mundialmente 350 milhões de exemplares de Asterix - aproximadamente 100 milhões de cópias a mais que Tintin -, dos quais 130 milhões em francês e 120 milhões em alemão. Os álbuns já foram traduzidos para 107 países e dialetos (sem incluir as edições piratas).

Astérix, o gaulês, foi criado em 1959, por René Goscinny e Albert Uderzo, nas páginas da revista Pilote # 1. O primeiro álbum, reunindo histórias publicadas no semanário, só foi lançado em 1961 e vendeu 6 mil exemplares, naquela época.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA