Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

O fim das HQs Disney nos Estados Unidos

23 março 2009

Gemstone PublishingO
que era ruim ficou pior para os fãs dos quadrinhos Disney nos Estados
Unidos.
Depois de vários cancelamentos que reduziram os gibis da turma de Patópolis naquele país a apenas dois títulos mensais e dois anuais, a Gemstone Publishing anunciou a suspensão temporária da publicação das revistas remanescentes e de coleções especiais anteriormente prometidas - como The Carl Barks Collection e The Don Rosa Library -, além da interrupção das assinaturas.

A julgar por outros anúncios eufemísticos da editora, isso significa o cancelamento das HQs Disney em seu país de origem.

Uncle Scrooge Mas
o problema, longe de ser creditado apenas à pouca popularidade que Mickey,
Pato Donald e companhia parecem ter entre os leitores das novas gerações,
está associado à crise financeira pela qual passa a Gemstone, cujas
dívidas e demissões de funcionários se agravaram (ou foram provocadas)
pelo caos econômico que o mundo está vivendo desde o ano passado. Um dos
dois escritórios da empresa foi fechado há poucas semanas.
As dificuldades se espalham pelos dois braços fortes do grupo empresarial a que a editora pertence: a distribuidora Diamond e o Geppi's Entertainment Museum. Somente a um banco, o conglomerado estaria devendo mais de 16 milhões de dólares, de acordo com o colunista Rich Johnston, do site CBR News.

A tímida e risível campanha de captação de anunciantes que a empresa lançou recentemente para manter os gibis Uncle Scrooge e Walt Disney's Comics & Stories ganha ares ainda mais constrangedores diante dessas cifras. E mostra que a Gemstone é talvez a ramificação mais frágil da Geppi.

Walt Disney's Comics & StoriesOpiniões
colhidas pela internet são unânimes em afirmar que as HQs Disney,
pelo menos em um futuro próximo, jamais voltarão a ser publicadas nos
Estados Unidos se a editora fechar as portas.
Em maio, na próxima edição do Free Comic Book Day, tradicional evento norte-americano no qual as editoras oferecem gratuitamente algumas de suas revistas em quadrinhos - na maioria das vezes produzidas exclusivamente para esse fim -, não haverá nenhuma publicação da Gemstone disponível, algo que nunca aconteceu em sua história.

O Universo HQ fez diversos contatos com a editora, solicitando mais informações sobre a situação das revistas Disney, mas até o fechamento desta nota não houve respostas.

É possível que o canto do cisne já tenha sido executado.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA