Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

O outro lado da bola: graphic novel aborda homofobia no futebol

19 junho 2018

A Copa do Mundo da Rússia já começou, e enquanto milhões de brasileiros acompanham as partidas de futebol na televisão ou internet, uma nova graphic novel nacional chega às livrarias usando o esporte bretão como pano de fundo para abordar a homofobia.

O outro lado da bola (formato 16,8 x 23,8 cm, 216 páginas, capa cartonada, R$ 54,90) é um lançamento da editora Record, com roteiros de Alê Braga e Alvaro Campos, com arte de Jean Diaz.

A edição já está à venda na Amazon Brasil com desconto.

Um craque do futebol e ídolo da seleção resolve se declarar homossexual depois do assassinato de um ex-namorado. Esse é o pontapé inicial da história, que mostra uma estrutura entranhada de preconceito e corrupção. Na trama, o protagonista Cris vê sua vida pessoal e sua carreira virarem de ponta cabeça com a reação de colegas, patrocinadores e torcida.

Página após página, a narrativa exibe o universo preconceituoso e intolerante em que ainda vivemos.

“A ideia é mostrar um lado do esporte que existe de fato. E que reflete muito uma realidade do País, que acreditamos que precisa mudar. Onde a impunidade sempre existiu e a paixão pelo futebol sempre a mascarou. Obviamente, existem pessoas e organizações sérias no esporte. Mas outras...”, defendem Alê Braga e Alvaro Campos.

“Os xingamentos usados no estádio, contra adversários e árbitros, sempre foram machistas e relacionados à homossexualidade, e considerados absolutamente normais e corriqueiros. As crianças aprendem a xingar nos estádios, com palavras sempre ligadas à homossexualidade. Se hoje a sociedade recebe o tema de uma forma muito mais natural em diversas áreas profissionais, no futebol a situação parece estar décadas atrasada”, lamentam os autores.

O texto da orelha da edição é do jornalista esportivo André Rizek. A apresentação é do jornalista e cartunista Arnaldo Branco.

O outro lado da bola

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA