Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Ocupação Glauco, em São Paulo, conta com debates e outras atrações

1 julho 2016

O cartunista Glauco Villas Boas é o homenageado da 30ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, em cartaz na sede do instituto (Avenida Paulista, 149), em São Paulo/SP, entre os dias 9 de julho e 21 de agosto de 2016. Reunindo tanto tiras inacabadas quanto obras finalizadas, a exposição coloca em evidência os personagens, a personalidade e o processo criativo do artista, criador Geraldão, Dona Marta, Casal Neuras, Zé do Apocalipse, Doy Jorge e outros.

A mostra ainda contempla a produção de charges políticas de Glauco e traz depoimentos em vídeo de parentes e parceiros do autor – como Angeli e Laerte, nomes já homenageados pelo programa em 2012 e 2014, respectivamente.

A programação paralela conta com a série de debates Caminhos da HQ e com a Banca de Quadrinistas – espaço em que artistas, coletivos, selos e instituições podem mostrar seu trabalho ao público.

Os debates ocorrem todas as quartas-feiras do período da mostra, sempre às 20 horas. Confira abaixo.

6 de  julho: Viver os Quadrinhos, com Marcatti e Klebs Junior – Quais são as possibilidades para quem se propõe a trabalhar com quadrinhos no Brasil? Conheça a experiência de dois quadrinhistas nesse sentido.

13 de julho: HQs em Rede, com Carol Rosetti e Fábio Coala – Artistas que cultivam redes, principalmente em torno de uma produção online. Qual é a relação deles com o público e até que ponto esse contato influencia as suas criações?

20 de julho: A Realidade nas HQs, com Alexandre de Maio e Daniel Esteves – O jornalismo em quadrinhos de Alexandre de Maio e a utilização de elementos históricos nas produções do roteirista Daniel Esteves.

27 de julho: Representatividade e as HQs, com Ana Recalde e Marcelo D’Salete – Raça e gênero são questões que envolvem toda a sociedade e estão cada vez mais presentes nos quadrinhos. A roteirista Ana Recalde é editora de um selo de HQs feitas só por mulheres, e D’Salete aborda a questão do negro em suas obras.

Para saber mais sobre a Banca dos Quadrinistas ou participar, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA