Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Olympe de Gouges é a nova graphic novel do selo Galera Record

8 maio 2014

Em Montauban, no ano de 1748, nasce Marie Gouze, criada sob as convenções da França setecentista. Aos 18 anos, mãe e viúva, se vê livre para expressar suas ideias e adota o pseudônimo Olympe de Gouges. Anos depois, se muda para Paris, onde participará ativamente da vida política e cultural.

Fiel leitora de Rousseau e inspirada pelas ideias libertárias da França pré-revolucionária, Olympe se dedica intensamente à escrita – atividade que levaria até os últimos dias de sua vida e que a causaria muitos problemas. Conquistou inimizades e escandalizou os mais conservadores, porém jamais deixou de defender seus ideais feministas e libertários.

Em 1791, redigiu a Declaração dos direitos da mulher e da cidadã, reivindicando a igualdade entre os sexos e o direito ao voto.

Dos quadrinhistas José-Louis Bocquet e Catel Muller (os mesmos autores de Kiki de Montparnasse), a graphic novel Olympe de Gouges (488 páginas, R$ 88,00) conta a trajetória de uma mulher forte e corajosa que carimbou seu nome na história da Revolução Francesa.

O título é um lançamento do selo Galera Record.

Olympe de Gouges

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA