Os desenhos animados completam 110 anos

Por Marcus Ramone
Data: 6 abril, 2016

Hoje, 6 de abril de 2016, os desenhos animados completam 110 anos de existência.

Embora a primeira animação seja comumente creditada ao francês Émile Cohl, que em 1907 produziu Drame Chez Lez Fantoches, o cartunista e cineasta norte-americano James Stuart Blackton é o verdadeiro “pai” dos desenhos animados, com o seu Humorous Phases of Funny Faces, de 1906.

Na época, já havia filmes que experimentavam técnicas relacionadas à animação, mas Blackton foi o primeiro a criar “desenhos vivos”, com sequências de personagens agindo e reagindo uns aos outros. E se o assunto é pioneirismo, não seria nada forçado dizer que Humorous Phases of Funny Faces também foi o primeiro filme a mesclar desenho animado e live-action.

Assista abaixo a esse documento histórico e volte à época em que desenhos que se moviam eram divertidos e, ao mesmo tempo, bastante assustadores aos olhos incrédulos de quem os assistia.

Humorous Phases of Funny Faces

Humorous Phases of Funny Faces

Humorous Phases of Funny Faces

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Dyel Dimmestri

    Assistir este desenho é como voltar no tempo e testemunhar o Big Bang.
    Uma Curiosidade sobre James Stewart Blackton,é que ele era um mentiroso compulsivo. Portanto,sua biografia é altamente imprecisa. há diversas versões sobre a sua origem e local de nascimento.