Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Os Extraordinários apresenta heróis clássicos da literatura

22 setembro 2003

Os ExtraordináriosAllan Quatermain, Dr. Jekyll e Sr. Hyde, Mina Harker, Capitão Nemo, Sherlock Holmes e Auguste Dupin são os heróis clássicos da literatura que deram origem às versões da Liga Extraordinária.

As Aventuras da Liga Extraordinária, das histórias em quadrinhos, chamou a atenção de Hollywood, dando origem ao filme - não é de hoje que o cinema vem adaptando séries de quadrinhos.

Mas o filme Liga Extraordinária tem suas raízes principalmente nos heróis dos livros de aventura - afinal, foi também deles que o roteirista Alan Moore tirou os heróis para as HQs da Liga.

Alguns são encontrados neste livro: Allan Quatermain, herói britânico e aventureiro mercenário conhecido no mundo todo por ter descoberto as minas do Rei Salomão; Dr. Jekyll, eminente médico que passou a vida analisando a natureza dupla do homem, agora tem de enfrentar sua própria dualidade toda vez que se transforma no monstruoso Sr. Hyde; Capitão Nemo, cientista, inventor, pirata, facetas de um homem que rompeu seus laços com a civilização e o império britânico; e resolveu ganhar os mares em seu submarino Náutilus, enfrentando perigos inomináveis; Mina Harker, a mulher que enfrentou Drácula, o mais famoso de todos os vampiros.

As obras das quais foram retirados esses personagens estão recontadas no livro Os Extraordinários, da Opera Graphica, através do texto do escritor e roteirista Rubens Francisco Lucchetti: As Minas do Rei Salomão (de H. Rider Haggard); Drácula (de Bran Stoker); 20 Mil Léguas Submarinas (de Júlio Verne); O Médico e o Monstro (de Robert Louis Stevenson). Também o "Sr. M" (professor Moriarty) aparece aqui na última história de Sherlock Holmes (de Arthur Conan Doyle).

Além desses heróis, este livro traz Os Assassinatos da Rua Morgue (de Edgar Allan Poe - os tais assassinatos são confundidos, na HQ, com os crimes do Sr. Hyde), além de um estudo sobre Jack, o Estripador realizado por Lucchetti, com base em profunda pesquisa (os crimes de Jack são descritos na história em quadrinhos da Liga).

Rubens Francisco Lucchetti é um dos mais importantes autores do cinema brasileiro, tendo já feito roteiros para vários filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Escreveu também diversos roteiros para HQs de terror que foram ilustradas por grandes nomes dos quadrinhos nacionais, como Eugenio Colonnese, Flavio Colin e Nico Rosso (seu principal parceiro na criação de Histórias em Quadrinhos).

É considerado um dos pioneiros do Pulp Fiction no Brasil. Seu primeiro contato com o cinema foi na década de 1960, quando realizou 14 filmes experimentais com Bassano Vaccarini. Para José Mojica Marins fez o roteiro dos filmes O Estranho Mundo de Zé do Caixão, O Despertar da Besta e Exorcismo Negro, entre outros. Roteirizou também O Segredo da Múmia, As Sete Vampiras e O Escorpião Escarlate, dirigidos por Ivan Cardoso.

Autor do livro No Reino do Terror (também da Opera Graphica), atualmente prepara o lançamento dos livros O Cinema de R. F. Lucchetti e O Filho de Satã, além de um álbum com várias de suas histórias em quadrinhos publicadas da personagem A Múmia, desenhadas por Julio Shimamoto.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA