Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Os irmãos Matuck se aventuram pelos quadrinhos

1 dezembro 2010

As aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão

É no mínimo inusitado um álbum de quadrinhos demorar cerca de 40 anos para ser produzido. Mas é justamente este um dos pontos mais enaltecidos pela Editora Terceiro Nome no lançamento do álbum As aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão (formato 26,5 x 36 cm, 160 páginas coloridas, capa dura com sobrecapa, R$ 99,00), dos irmãos Artur Matuck, Carlos Matuck e Rubens Matuck.

Isso porque os Matuck são nomes bastante fortes - e premiados - no meio das artes e das ilustrações; e sua união numa aventura em quadrinhos (que começou a ser feita em sua infância) é, por si só, uma notícia chamativa.

Na obra, produzida principalmente com lápis de cor, os três criam dez oníricas histórias em quadrinhos permeadas por quase tudo que os influenciou - de antigos anúncios publicitários a literatura, passando por embalagens de remédios e de caixas de fogos de artifício. Há até espaço para a participação, em dois capítulos, de Alberto Santos-Dumont.

Além disso, os autores citam como referências os quadrinhistas Flavio Colin, Angelo Agostini, Georges Remi (o nome real de Hergé), Carl Barks, Hal Foster, Winsor McCay, Ub Iwerks, Floyd Gottfredson e Ziraldo. Segundo os Matuck, "este livro pode ser traduzido como uma grande homenagem ao gênero".

As aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão

Para introduzir o leitor às histórias, foi escalado o jornalista e crítico de arte Oscar D'Ambrosio, que fala do processo criativo dos autores, aborda as obras que inspiraram a produção e faz entrevistas fictícias com os principais personagens. "A valorização do universo do sonho é a principal característica das histórias de Mogadom e Euphrates, desenvolvidas desde a infância pelos irmãos Matuck", diz.

As aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão está à venda em livrarias e no site da Terceiro Nome. O projeto gráfico da obra é de Antonio Kehl.

Confira abaixo um preview da obra. Clique nas imagens para ampliá-las.

As aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de AçafrãoAs aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA