Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Os primórdios das histórias em quadrinhos em novo álbum da Editora SESI-SP

30 março 2017

Em sua detalhada apresentação, o editor André Caramuru Aubert relata toda a história do aparecimento do álbum Monsieur Jabot (formato 25,6 x 18 cm, 72 páginas,R$ 48,00), justifica a denominação de Rodolphe Töpffer como o criador da primeira HQ, que, dentre outros pontos, era diferente de tudo o que já havia sido feito até então.

Constam ainda na obra excertos das cartas de Goethe com comentários sobre os álbuns que recebeu de Töpffer. As palavras elogiosas do poeta foram propulsoras para que o autor decidisse publicar seus trabalhos e prosseguisse para a impressão em larga escala.

 “O que Töpffer criou foi algo, de fato, inédito. As suas histórias, como muitos dos quadrinhos atuais, se parecem com storyboards de filmes. Ou seja, o que ele estava criando era de fato uma nova linguagem, na qual a imagem se punha em movimento e se integrava perfeitamente ao texto, sem que um fosse mais importante do que o outro. E Töpffer sabia o que estava fazendo, com plena consciência do ineditismo de seu trabalho. Tanto que teve muito cuidado antes de publicar, fazendo-o apenas anos depois de ter desenhado o primeiro álbum, e somente quando se sentiu suficientemente endossado”, afirma Caramuru.

O álbum é uma publicação da SESI-SP Editora  e terá evento de lançamento na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo/SP) hoje, quinta-feira, 30 de março, a partir das 19h.

Monsieur Jabot já está em pré-venda na Amazon Brasil com 23% de desconto.

Monsieur Jabot

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA