Os samurais de Julio Shimamoto em lançamento da Editora Criativo

Por Marcelo Naranjo
Data: 9 novembro, 2017

Dentre os títulos que serão lançados na SketchCON II, em São Paulo, no dia 19 de novembro, um dos destaques da Editora Criativo é o GraphicBook O Primeiro Samurai  (64 páginas, R$ 39,90), com a reedição de quatro HQs do gênero: O Duelo, O Ermitão, Tragam-me a Cabeça de Zato e Os Fantasmas do Rincão Maldito, concebidas e desenhadas por Julio Shimamoto.

Os Fantasmas do Rincão Maldito é considerada a primeira HQ brasileira sobre o tema – publicada originalmente em 1961, pela extinta Editora Outubro, veio à luz anos antes de o mangá chegar oficialmente ao Ocidente. As demais histórias que compõem o álbum saíram entre 1977 e 1980, nas editoras Vecchi e Grafipar.

Julio Shimamoto foi um dos primeiros artistas nisseis do Brasil a abraçar os quadrinhos, e é considerado um dos mestres da HQ nacional.

O título está em pré-venda na loja online da editora.

• Outros artigos escritos por

.

  • Grande Júlio Shimamoto, Os Fantasmas do Rincão Maldito foi a primeira HQ brasileira sobre o tema, na década de 1950, a EBAL tinha publicado duas na Epopéia, segundo Shimamoto, elas eram de origem italiana, fora que não havia muita pesquisa, confundem Japão com China e Coréia, não sabem desenhar uma katana direito. O Shimamoto menciona essas coisas em duas excelentes entrevistas:
    https://medium.com/revista-bravo/sou-t%C3%ADmido-n%C3%A3o-humilde-b0d681a2af2e

    http://www.imigracaojaponesa.com.br/?page_id=314

  • O Fim

    Não entendi. Peraí. As 4 HQs do gênero sairão no mesmo volume q esse O Primeiro Samurai ou não? Serão duas edições ou cinco?

  • O Fim

    Então são duas hqs. Uma com O Primeiro Samurai e a outra com as quatro estórias?

    • O Primeiro Samurai é só um título (possivelmente pelo Shimamoto já ter dito que é fã do filme O Último Samurai) as HQs são O Duelo, O Ermitão, Tragam-me a Cabeça de Zato e Os Fantasmas do Rincão Maldito.