Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Os super-heróis como expressão artística

30 janeiro 2012

Super-Arte!

Ser super-herói é uma arte? A resposta é sim, para os reles mortais admiradores dos semideuses que povoam os gibis e o imaginário popular. E não faltam representantes dos mais variados segmentos artísticos para provar isso.

Da música à pintura, passando por esculturas, teatro e romances literários, os supertipos das histórias em quadrinhos costumam ser inspiração para várias e não menos belas expressões artísticas, embora alguns resultados polêmicos também não percam esse conceito de arte.

O mundo da fotografia já mostrou muitas dessas realizações, mas o fotógrafo alemão Markus Reugel produziu algumas que vão além da beleza e chamam a atenção pela técnica e a paciência com que foram feitas.

Reugel notou que a imagem desfocada de um cenário atrás de uma gota d'água aparece com impressionante nitidez dentro dela.

Dentre as muitas fotos produzidas sob esse conceito, a maioria usou imagens de super-heróis para ilustrá-las. Superman, Batman e alguns vilões estão nessa lista.

Super-Arte!

Também impressionantes são os pôsteres de personagens Marvel e DC Comics que o estúdio de arte francês Lily's Factory criou. Usando um simples jogo de sombra, as ilustrações mostram as silhuetas dos heróis destacando-se sobre seus símbolos, resultando em um belo visual.

Quem simplificou ainda mais foi o ilustrador francês Arian Noveir, com sua aquarela pintada com a técnica de splash, aplicando numa folha de papel uma miríade de cores e elementos caóticos que se transformam em imagens abstratas de conhecidas figuras do mundo super-heroico.

E que tal uma série de artes que, além de bonita, é engraçada? É o que mostra as ilustrações fotorrealistas do designer norte-americano Andreas Englund, apresentando um decrépito super-herói envolvido em situações cotidianas constrangedoras, daquelas que ninguém nunca imaginaria ver em um defensor dos fracos e oprimidos - incluindo a traquinagem de urinar em pleno voo.

O cotidiano também está resumido no mural em estilo retrô pintado pelo australiano Dean Gorissen, mostrando famosos combatentes do crime em um trem urbano, a caminho de iniciar mais um dia de trabalho.

Mas são os super-heróis idosos esculpidos em forma de figuras de ação - criadas pelo artista plástico norte-americano Calvin Ma - que mostram como o passar dos anos pode ser considerado uma arte das mais divertidas. Ou alguém não se divertiria com a prateleira da estante recheada de esculturas do Homem-Aranha, Capitão América, Batman, Wolverine e outros personagens em idade avançada e com a barriga protuberante denunciando os quilos a mais?

Esses exemplos estão longe de serem os únicos a retratar o instigante universo dos heróis fantasiados, em diversas partes do mundo. Felizmente, a internet possibilita aos amantes da arte - e dos super-heróis - o acesso a muitos deles.

Confira abaixo uma galeria com mais imagens.

Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!Super-Arte!

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA