Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos reúne artistas dos dois países

20 setembro 2013

No segundo semestre de 2012, seis quadrinhistas, sendo três brasileiros e três alemães, realizaram um intercâmbio artístico por quatro semanas, em cidades nas quais nunca estiveram antes, com a única obrigação de criar uma história em quadrinhos sobre as experiências longe de casa.

O resultado foi o livro Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos (formato 21 x 28 cm, 88 páginas, R$ 32,00), da Editora Libretos. A publicação teve a idealização e coordenação do Goethe-Institut Porto Alegre e integra as comemorações da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

A obra terá sessão de autógrafos com um dos artistas brasileiros participantes, João Montanaro, no dia 28 de setembro, às 16 horas, na Gibiteria (Praça Benedito Calixto, 158 – 1º andar), em São Paulo/SP.

O projeto foi concebido e realizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre, com curadoria do jornalista especializado em quadrinhos Augusto Paim e coordenação editorial do quadrinhista e cocriador do Gibicon – Convenção internacional de quadrinhos de Curitiba José Aguiar.

Depois da seleção de candidatos brasileiros e alemães dispostos a trocarem de país por um mês e de produzirem uma história em quadrinhos de dez páginas sobre a experiência, formou-se o time que compõe a obra: Paula Mastroberti trocaria Porto Alegre por Berlim, enquanto Mawil faria o caminho inverso. A alemã Birgit Weyhe residiria em São Paulo partindo de Hamburgo – cidade para onde iria o piauiense Amaral. Já Aisha Franz trocaria Berlim por Salvador e o paulista João Montanaro deixaria sua cidade natal e residiria em Munique.

Durante a experiência, cada artista teria o trabalho de abastecer o blog do projeto com relatos e registros diversos sobre suas impressões da cultura local. Assim, todo o conteúdo produzido que não compõe a obra impressa, continua disponível na internet.

Osmose

Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos é uma edição bilíngue, em português e alemão. Nas próximas semanas, estão previstos outros eventos de lançamento. No dia 5 de outubro, às 17 horas, José Aguiar fala sobre o projeto na Itiban Comic Shop (Avenida Silva Jardim, 645), em Curitiba/PR.

No dia 11 de outubro, Amaral autografa na Entrelivros Livraria (Avenida Dom Severino, 1045), em Teresina/PI. E no dia 2 de novembro, a obra ganha evento de lançamento e mesa de debate durante a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, com a participação de Paula Mastroberti e Birgit Weyhe, e mediação de Marina Ludemann – diretora do Goethe-Institut Porto Alegre.

Ainda em novembro, José Aguiar autografa o livro no FIQ  - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. A obra integra também a programação da Feira do Livro de Frankfurt. No dia 9 de outubro, das 14h às 14h45min, Paula Mastroberti, Mawil, Birgit Weyhe e Augusto Paim participam de apresentação e mesa de debate no Comic Center (pavilhão 3.0, estande K17), com mediação de Marina Ludemann e Filipe Tavares. No mesmo dia, das 16h às 16h40, o debate e a apresentação com os autores acontecem no Pavilhão Brasileiro (pavilhão 5.1, estande E79). E no dia 12 de outubro, das 11h às 11h45, no Estande Arte (pavilhão 4.1, estande L1), a Editora Libretos estará expondo seus livros no estande da Câmara Brasileira do Livro.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA