Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Palestina, de Joe Sacco, ameaçado de censura na França

19 setembro 2003

Edição francesa de PalestinaNem parece que estamos em pleno ano 2003. Na França, Didier Pasamonik, editor da Vertige Graphic, tem procurado chamar a atenção dos meios de comunicação para algumas manobras de um grupo desconhecido, que tem pressionado a rede de livrarias Fnac, para que ela retire das prateleiras e pare de vender a edição francesa Palestina, de Joe Sacco.

A União de Pais e Profissionais Judeus da França acusa a obra de Sacco de propagar e inspirar em seus leitores o ódio contra Israel, além de "demonizar" seu exército, ao mesmo tempo em que "evangeliza" os palestinos.

Edição Francesa de PalestinaO mais incrível de tudo é que Palestina está no catálogo da Vertige desde 1996, e vem ganhando vários prêmios, não só no mercado de quadrinhos.

Segundo Didier Pasamonik, o maior inconveniente é que é um grupo tão pouco representativo se auto-intitule como porta-voz dos judeus franceses, para tentar encabeçar uma campanha de censura tão descabida.

No Brasil, Palestina, o álbum que instituiu o "jornalismo em quadrinhos", foi lançado pela Conrad Editora, em dezembro de 2000.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA