Panini anuncia acordo pelos direitos de Conan

Por Samir Naliato
Data: 22 junho, 2018

A Panini Comics e a Conan Properties International firmaram acordo global de longo prazo pelos direitos de publicação de Conan.

A única exceção é para produtos de língua inglesa. Nos Estados Unidos, os direitos foram acordados com a Marvel, como divulgado no início deste ano.

A Panini publicará os quadrinhos do personagem criado por Robert E. Howard no Brasil e em outros países. A editora é uma das mais antigas licenciadas da Conan Properties, publicando o portfólio de revistas em quadrinhos em territórios selecionados por quase 25 anos.

O novo acordo estende o escopo da licença para mais territórios, incluindo Brasil, Espanha, França, México, Alemanha, Itália, Escandinávia, Turquia e Sérvia. No futuro próximo, expandirá para outros lugares, tanto diretamente quanto em parceria com outras editoras, enquanto continua mantendo vivos os conteúdos de arquivos históricos das coleções, revistas em quadrinhos e periódicos.

As publicações serão de todo o catálogo histórico do personagem, incluindo a era clássica da Marvel (1970 a 2000), a fase da Dark Horse (2003 a 2018) e futuras publicações da “Casa das Ideias”, a partir de 2019. A Panini também desenvolverá conteúdo original para os quadrinhos com artistas europeus e latinos, para complementar a variedade de histórias em quadrinhos existentes e futuras, com graphic novels que irão se aventurar em novos universos.

A editora trabalhará em conjunto com a Conan Properties, que atualmente está em processo de expansão de Conan, o Bárbaro por meio de videogames (Conan Exiles, da Funcom) e a série de televisão live-action, que estreará em breve, produzida para a Amazon Video.

Desde 2002, as histórias de Conan são publicado no Brasil pela Mythos Editora. Num primeiro momento, os lançamentos programados serão mantidos e resta aguardar para saber se haverá alguma mudança a partir de 2019.

Neste ano, a Salvat lançará uma coleção de 75 volumes com o personagem, que não deve ser afetada pelo novo acordo.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Leonardo

    Melhor notícia da história recente! Já vai tarde, Mythos!

    • Reginaldo Costa

      E quem vc acha que vai fazer as traduções??? Acorda…

      • LEONARDO BRITO SILVEIRA

        Quem falou em traduções?

        Acorde, agora podemos ter Conan com preço acessível, cronologia organizada e uma periodicidade razoável.

        • Tiago Salviatti

          Difícil de ver Panini e preço acessível numa mesma frase sem um não em algum lugar… pergunte pra quem pagou mais de 40 num volume de Vingadores do Jonathan Hickman…

  • MARCIO FREITAS CAMILLO

    Que pena. Eu estava adorando a coleção “As Crônicas de Conan” da Mythos (com material clássico da Marvel). Agora vem a Panini pra cagar tudo.

    • Paulo Gothcrom

      Cagar o quê? Em 3 anos, recém agora sairá o segundo volume desta coleção e por 80 reais. Sabe quantas edições tem esta série, Conan the barbarian? Mais de 250 edições, calcula aí quanto tempo eles demorariam para lançar tudo isto em encadernados com apenas 6 edições a cada 3 anos e com o valor de 80,00. Sinceramente, não vejo a hora da Mythos parar de meter a mão em Conan.

      Ainda bem que teremos Espada selvagem de Conan completa pela Salvat, se tivermos sorte a Panini faz algo nos moldes das coleções históricas com preço acessível e uma periodicidade que nos permita fechar esta coleção.

      Sem falar que ainda restam muitas séries que a Mythos não conseguiu ir adiante, como As publicações da Dark Horse e Conan Rei, entre tantas outras.

      Tomara que a partir de 2019 a Panini assuma a linha e faça as coisas acontecerem.

    • Gustavo Campello

      A recolorizaçao ficou horrível… Gostaria de ver com as cores originais… Valorizam muito mais a arte do Windsor Smith

  • Emerson

    O personagem Conan não está em domínio público?

    • Alexandre Floquet da Rocha

      Se estiver somente nos contos originais do Robert E. Howard lançados na década de 30.

    • Aster Yupio

      Um personagem estar em domínio publico não quer dizer que toda a história que usa esse personagem é domínio público também.

      • Isso é muito complexo, o domínio público nos Estados Unidos não é igual aqui e na Europa, que contam após anos da morte do autor, lá é pela publicação, pela lei Mickey são 90 anos, mas também tem outro recurso, nomes e personagens são transformados em marcas registradas, aí o tratamento é outro, aconteceu com o Popeye, publicaram um álbum na França sem pagar a King, agora tanto na França, como na Itália, anunciaram adaptações dos contos sem pagar aos americanos, veremos como vai ser isso.

    • Into

      Apenas os contos clássicos do Howard. E, mesmo assim, o nome “Conan” precisa ser negociado para ser utilizado.

  • Alexandre Pinto Harich

    Triste fim de nosso mercado,

    • Paulo PrsGrind

      Explica…

  • Heberton Arduini

    Ja estou satisfeito com a coleção da Salvat. Ja esta paga, agora é esperar… E esperar… E esperar.

  • ninguém

    Faltou à reportagem dizer se os contos originais, reunidos e publicados no Brasil pela Pipoca & Nanquim, sofrerão algum impacto desse acordo.

    • O acordo abrange os quadrinhos. Os contos originais estão em domínio público.

  • Eduardo Lima

    Uma nova era para Conan, e para muito que irão poder acompanha-lo.

  • Douglas S. Groetaers

    Pow, se sair com as capas clássicas do Frazetta, Norem e outros vai ser a coleção mais linda dos quadrinhos… Bola dentro da Panini

  • ataulfomfreire

    A coleção da salvat não acabou? Não existe mais na loja….

    • Paulo PrsGrind

      A Coleção nem começou, foram lançados apenas 4 números de teste, o inicio da coleção ficou para Outubro 2018.

  • Gustavo Cantieri

    Há um tempo comprei pela internet alguns números da Espada Selvagem de Conan. No site da loja escolhi as edições originais dos anos 80, não as reedições dos anos 90. Entre elas, a edição número 16 de 1986. Lembro que na época, comprei na banca e vinham de brinde duas tatuagens removíveis: Conan e Sonja. Aliás, na capa está escrito: “GRÁTIS! TATUAGENS”. Acreditem ou não, quando folheei esse exemplar, adquirido depois de 30 anos, lá estavam as tatuagens intactas, protegidas numa película plástica.

  • Estou ansioso com isso.

  • Júlio César Souza

    Meus amigos só na expectativa aqui tenho conan rei completo é TOP dimais imagina a espada selvagem novamente.😀