Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Para tudo se acabar na quarta-feira marca estreia da Draco nos quadrinhos

6 outubro 2011

Para tudo se acabar na quarta-feira

Em 2010, o Universo HQ noticiou que, em agosto daquele ano, a Editora Draco estrearia no mercado de quadrinhos, com o álbum Para tudo se acabar na quarta-feira (formato 17 x 24 cm, 64 páginas em preto e branco), escrito por Octavio Aragão e desenhado por Manoel Ricardo.

Apesar do atraso, o material vai sair, pelo selo Dracomics. O lançamento acontecerá no dia 9 de novembro, mas primeiro da edição online, por R$ 16,90. No mês seguinte, a versão impressa, que custará R$ 24,90, deve chegar às livrarias e comic chops.

A demora, segundo o roteirista, ocorreu porque havia diversas "primeiras vezes" num álbum só. "É meu primeiro roteiro, a estreia como quadrinhista profissional do Manoel e o debut da Draco nesse mercado. Assim, algumas páginas foram rediagramadas, a família tipográfica estudada com cuidado e a capa passou por diversas versões", relata. "Só tenho a agradecer ao Erick e ao Marcelo Alencar, nossos editores, que atuaram como editores de verdade."

Na trama, Guido Mateus Renhe é um chefe em ascensão de uma boca
do tráfico no morro do Estácio. Sua quadrilha, apesar de pequena,
é eficiente e funciona como um relógio, graças ao treinamento severo e à rígida
hierarquia.

Numa terça-feira gorda, enquanto a escola de samba Estácio de Sá adentra a avenida, Guido e sua trupe tentam dar o grande salto de suas carreiras como traficantes, enfrentando rivais perigosos.

Mas há outras forças em conflito e uma proposta de trabalho da poderosa Megiddo Incorporações força Guido a enxergar sua vida, o tempo e talvez o Universo por outro ângulo.

Assim, em meio a uma guerra pelo controle do crime organizado nos morros do Rio de Janeiro, o grupo de traficantes de Guido descobre que cada um de seus atos faz parte de um plano maior e que seu futuro é um conceito questionável. E eles têm quatro dias de carnaval para descobrir quem dá a corda no relógio de suas vidas e tentar virar a ampulheta a seu favor, antes de se afogarem em samba, suor e sangue.

O livro traz ainda esboços e anotações do desenhista, um posfácio do roteirista e uma introdução especial do escritor norte-americano de ficção científica Philip Ellis Jackson, autor da trilogia Timeshift, com tradução de Alexandre Mandarino.

O carioca Octavio Aragão é o criador do universo ficcional Intempol, ao qual pertence esta história e que já rendeu o ótimo álbum The Long Yesterday.

O desenhista Manoel Ricardo, do Espírito Santo, criou um blog, que não é atualizado desde 2010, no qual comenta a produção do álbum.

Em 2008, Aragão chegou a produzir um clipe com algumas cenas da HQ, que na época era colorida (veja aqui) - o álbum será publicado em preto e branco.

Originalmente, Para tudo se acabar na quarta-feira foi publicada em Portugal, em 2007, em forma de conto, na antologia Por universos nunca dantes navegados.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA