Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Parafuso Zero - Expansão é o novo projeto de Jão no Catarse

5 setembro 2018

O quadrinhista Jão iniciou uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse para o seu próximo projeto: Parafuso Zero - Expansão (formato 24,9 x 34 cm e 68 páginas).

Após a destruição da esquina mais frequentada da cidade, um clube de batalhas de superseres é inaugurado no local. Substâncias alucinógenas, sexo e tumulto irrompem em meio à violência dos confrontos. Uma máquina de combate é acionada para restabelecer a ordem, enquanto terroristas planejam um ataque.

O objetivo do autor é fazer a HQ de super-heróis mais estranho que já existiu. O cenário é um mundo pós-cyberpunk dominado por megacorporações e habitado por superseres. Para além do conteúdo da história principal, o autor trabalha com a própria página que está no ar pelo Catarse para ampliar sua narrativa. O site traz elementos complementares da trama e do universo dos superseres, seguindo a proposta de expansão do título da publicação.

A ideia parte de reflexões sobre a linguagem dos quadrinhos, suas possibilidades, espaços para experimentação e suas fronteiras. Ele propõe para si mesmo uma série de restrições criativas, inspiradas na corrente francesa OuBaPo, com o intuito de trabalhar essa potencialidade, e de chegar a lugares diferentes dos explorados em outras obras.

O universo vem sendo desenvolvido por Jão desde 2016, quando ele lançou a revista Parafuso 0. Para aquela publicação, o quadrinista utilizou o conceito de super-heróis para propor discussões sobre temas como linchamento e justiça com as próprias mãos. Agora, com Parafuso Zero - Expansão, o autor tem as mídias sociais como inspiração.

Para saber mais sobre o projeto, ver os planos de apoio e as recompensas programadas, clique aqui.

Parafuso Zero - Expansão

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA