Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Pato Donald pirateia CDs em HQ holandesa

6 dezembro 2007

Donald Duck # 49
Entre tantas profissões que o Pato Donald já exerceu em sua vida, a mais
nova parece ser a de "pirata virtual".

No gibi Donald Duck # 49, lançado nesta semana na Holanda, o pato ranzinza e seus três sobrinhos baixam músicas da internet e, por essa razão, viram alvo da ira do Tio Patinhas, dono de uma gravadora.

Huguinho, Zezinho e Luisinho afirmam ter feito o download de um álbum musical porque não tinham condições financeiras de pagar por ele naquele momento, mas que comprariam o CD quando estivessem com dinheiro.

Donald, por sua vez, resolve lucrar vendendo cópias de CDs com as músicas baixadas. É o que basta para o Tio Patinhas exigir do sobrinho o pagamento de uma vultosa multa, sob a ameaça de acioná-lo judicialmente.

Donald Duck # 49A
imagem ao lado mostra o seguinte diálogo entre as partes envolvidas: "Mais
uma multa por pirataria! Dez mil euros, seu ladrão dissimulado!", diz
Tio Patinhas. "Piedade! Estou muito arrependido! Eu também comprei o CD
original!", defende-se Donald.

Como tem apenas duas páginas e é carregada de mensagens sobre direitos autorais, a história parece ser uma disfarçada orientação patrocinada pela Brein (a combativa entidade que atua contra a pirataria na Holanda), segundo especulam alguns sites daquele país.

Se isso for confirmado, poderá abrir um precedente nada recomendável nos quadrinhos Disney, seja na Holanda ou em outros países.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA