Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Pela segunda vez, jornal português dá coleção de Tintim como brinde

18 março 2004

Tintim - Rumo à LuaHá pouco tempo, você leu no Universo HQ que o jornal Correio da Manhã lançou a Coleção Clássicos da Banda Desenhada, que distribuía com sua edição dominical, mediante o pagamento de 4 euros e 50 cêntimos (aproximadamente R$ 14,90) adicionais, álbuns de grandes personagens e autores dos quadrinhos mundiais. O sucesso foi tamanho, que pintaram títulos adicionais, entre eles um da Turma da Mônica.

Mas o Correio da Manhã não foi o único a oferecer boas HQs aos seus leitores. O Público também o fez, encartando semanalmente "apenas" os 24 álbuns de Tintim, criação máxima de Hergé, que completou 75 anos em janeiro, recebendo diversas homenagens. E, no final, ainda ofereceu um guia de leitura do personagem, com o mesmo acabamento gráfico.

A coleção começou em 19 de setembro de 2003 e terminou em 27 de fevereiro deste ano. Só que o sucesso foi tamanho que, no dia 5 de março, o Publico resolveu repetir a promoção, começando com o álbum Rumo à Lua e com tiragem de mais de 15 mil exemplares! Um número impressionante, especialmente se levarmos em conta que essa mesma edição chegou às bancas portuguesas há menos de seis meses.

A importância que o jornal dá ao personagem é tanta, que em seu site oficial há uma área dedicada somente a Tintim, com cronologia, ficha de personagens, passatempos e outras atrações. Vale a pena conferir.

Para os que não tinham a menor esperança de ver iniciativas similares a estas por aqui, um alento: numa entrevista ao site da Opera Graphica, o diretor presidente da Panini Comics, José Eduardo Severo Martins, informou que está nos planos da editora a publicação de álbuns de quadrinhos em jornais, numa coleção similar à que saiu na Itália e em Portugal.

Portanto, cruze os dedos!

Site Tintim Publico

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA