Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

As Periquitas: humor e quadrinhos em obra criada por mulheres de opinião

29 outubro 2014

Lançada pela Editorial Kalaco, As Periquitas (formato 20,5 x 27,5 cm, 96 páginas, R$ 39,90) reúne trabalhos de autoras nos mais variados segmentos da arte, desenho de humor, quadrinhos, ilustrações e temas diversos A obra é uma iniciativa da cartunista Crau da Ilha, que também participou de outra publicação pioneira nessa área, a revista O Bicho, editada pelo humorista Fortuna, nos anos 1970.

Foi em meados da década de 1990 que Crau imaginou essa publicação feita por mulheres cartunistas. À época, contatou 40 delas, autoras de cartuns e charges ou de quadrinhos. Mas eram outros tempos, em que nem todas usavam a internet e a comunicação se dava pelo correio. Sem estrutura para criar a revista e tendo que se dedicar a outros trabalhos, Crau adiou sua realização.

"A ideia da obra foi uma homenagem à revista de humor O Papagaio, que existiu no começo do Século 20. Era feita por desenhistas homens. Quando perguntavam por que não existiam mulheres cartunistas, eu sabia que existia, então surgiu a ideia deste projeto. Cheguei a pensar em A Arara, mas havia o "pau de arara", da ditadura. Então optei por A Periquita. No singular. Isso foi no milênio passado. Foram chegando mais artistas e agora virou As Periquitas. A conotação maliciosa está na cabeça das pessoas. É uma revista feita por mulheres de humor e opinião”, afirma Crau.

O projeto foi retomado após um reencontro nas redes sociais. A obra foi desenvolvida pela pesquisadora de quadrinhos e professora na área de gestão Cristina Merlo e conta com a presença de colaboradoras como Mariza Dias Costa, Claudia Kfouri, Natalia Forcat, Lorena Kaz, Germana Viana e do cartunista Laerte, dentre outras artistas de várias gerações e tendências, como a tatuadora Carla Rissatto, que possui um estúdio comandado só por mulheres.

O título estará à venda nas bancas e livrarias no próximo mês de novembro. O evento de lançamento será nesta quarta-feira, 29 de outubro, das 19h às 21h30min, na Casa das Rosas – Espaço da Palavra (Avenida Paulista, 37), em São Paulo/SP.

as_periquitas

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA