Pernalonga completou 75 anos de existência

Por Sérgio Codespoti
Data: 28 julho, 2015

PernalongaPernalonga, cujo nome original é Bugs Bunny, completou 75 anos de existência ontem, dia 27 de julho.

O coelho antropomórfico estreou oficialmente no curta-metragem de animação The Wild Hare (A Lebre Selvagem), lançado em 27 de julho de 1940. O desenho de sete minutos de duração faz parte da série Merrie Melodies, foi produzido por Leon Schlesinger e dirigido por Tex Avery.

Nessa animação, Pernalonga (interpretado por Mel Blanc) encontra o caçador Hortelino Troca-Letras (Elmer Fudd, no original), outro personagem clássico dos desenhos da Warner Bros.

Um coelho similar, um protótipo do Pernalonga, já havia sido visto em Porky’s Hare Hunt, de 1938.

No Brasil, diversos dubladores interpretaram a voz do coelho: Ronaldo Magalhães, Ary de Toledo, Cauê Filho, Mário Monjardim, Alexandre Moreno e Flávio Dias.

Pernalonga estrelou mais de 160 curtas de animação, além de filmes como Space Jam – O Jogo do Século (1996), com o jogador de basquete, Michael Jordan; e Looney Tunes – De Volta à Ação (2003). Ele participou de mais filmes do que qualquer outro personagem de animação. Em 1985, ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Ele foi o segundo personagem de animação, após o Mickey Mouse, a conseguir esse reconhecimento.

Em 1994, um grupo de mil artistas do campo da animação desenvolveu uma lista dos 50 maiores desenhos de todos os tempos – The 50 Greatest Cartoons – As Selected by 1,000 Animation Professionals – e What’s Opera, Doc?, estrelado por Pernalonga e Hortelino, ficou em primeiro lugar. Esse clássico de Chuck Jones é uma paródia das óperas de Richard Wagner O Anel do Nibelungo, O holandês voador e Tannhäuser e o torneio de trovadores de Wartburg.

What’s Opera, Doc? faz parte da coleção da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos desde 1992.

Em 2002, um grupo de escritores da revista TV Guide criou uma lista com os 50 mais importantes personagens de animação, para celebrar os 50 anos da publicação, e o Pernalonga ficou em primeiro lugar.

Pernalonga também é conhecido por seu bordão “Eh… What’s Up, Doc?”, que no Brasil foi adaptado para “Ei, o que é que há, velhinho?”

O desenho The Wild Hare pode ser visto abaixo (em inglês).


Merrie Melodies – A Wild Hare (1940)

A evolução do Pernalonga

Pernalonga, na calçada da fama

 

• Outros artigos escritos por

.

.

Assuntos Relacionados

.