Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

Personagem Umuaraminha, do cartunista Marcos Vaz, comemora 25 anos

29 maio 2015

Há 25 anos, o cartunista Marcos Vaz criou Umuaraminha, o primeiro personagem dos quadrinhos a ser elevado à categoria de símbolo oficial de uma cidade. Neste caso, do município de Umuarama, no Noroeste do Paraná. Ele foi incluído na Lei Orgânica Municipal, em 5 de abril de 1990.

Criado em 1986, Umuaraminha era coadjuvante da Turma do Brilhante, mas o indiozinho acabou se destacando e o artista teve então a ideia de desenvolver um projeto para transformá-lo em mascote da cidade. De lá para cá, já ilustrou dezenas de jornais educativos e revistas em quadrinhos institucionais, além de estampar diversos produtos com sua imagem.

Para comemorar esses 25 anos, foi criado um calendário de festividades. Neste mês de maio, foram lançadas Umuaraminha – Trabalho Infantil, Umuaraminha – Combate ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil e Umuaraminha – Nota Amiga.

As próximas atrações serão:

  • Junho – Lançamento da revista Umuaraminha – Meio Ambiente;
  • Julho – Lançamento da revista Umuaraminha e Procon Junior – Direitos dos Consumidores;
  • Agosto – Lançamento de tiragem especial limitada do selo dos 25 anos do Umuaraminha, pelos Correios;
  • 28 de setembro - Abertura da Feira do Livro (SESC) e o lançamento de Estação Umuaraminha, série de três livros escritos por autores umuaramenses com o personagem;
  • 12 de outubro – Evento do Dia das Crianças com o tema Umuaraminha;
  • 17 de novembro – Comemoração dos 25 anos do personagem com apresentação da remontagem da peça teatral Umuaraminha, o Defensor da Natureza.

Depois do Umuaraminha, Marcos criou o Curitibinha (lançado como personagem de Curitiba em 1993, em homenagem aos 300 anos da capital paranaense), o Paranazinho (personagem representativo do Estado do Paraná, criado em 1997) e o Brasilzinho (personagem representativo do Brasil, lançado no Rio de Janeiro, nas comemorações alusivas aos 500 anos do descobrimento).

Selo Umuaraminha

Umuaraminha

Marcos Vaz

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA