Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Pindorama reconta de forma bem-humorada a história do Brasil

23 abril 2004

PindoramaOs defensores do poderio da história em quadrinhos como ferramenta educacional acabam de ganhar mais um poderoso argumento: a Companhia Editora Nacional compilou num álbum muitíssimo bem produzido Pindorama - A outra história do Brasil (formato 28,7 x 20,7 cm, 192 páginas coloridas, R$ 35,00), do pernambucano Lailson de Holanda Cavalcanti.

A obra, originalmente, foi publicada em 12 revistas que foram encartadas e distribuídas gratuitamente no Diario de Pernambuco, com uma tiragem semanal de 35 mil exemplares.

Quem estrela a aventura são os personagens da tira Pindorama, de Lailson. O principal é o lavador de convés Vasco Cuínas Del Mangue, que passa a conviver com as criaturas mitológicas do folclore nativo e viaja, acompanhado pelo Jurupari e os indiozinhos Bira e Iracema através da história do Brasil. Eles vão do descobrimento à chegada de Lula à presidência, passando por Fernando Henrique Cardoso.

Em seu press release, a Companhia Editora Nacional deixa clara a intenção de usar o livro para fins educacionais, ao afirmar que "as aulas de história ganharão um material didático, bem-humorado e surpreendente".

Lailson começou a desenhar profissionalmente aos 17 anos, e é considerado o cartunista com mais tempo de atuação num mesmo jornal brasileiro. O Diario de Pernambuco, desde 1977, já publicou mais de dez mil trabalhos seus. Em 2002, o autor ganhou, inclusive, uma exposição e um livro em Recife, em comemoração aos seus 25 anos de carreira.

O prefácio do álbum é de Sonia Luyten, professora especializada em quadrinhos e colaboradora do Universo HQ.

Fica a torcida para que a Companhia Editora Nacional continue a prestigiar as HQs a partir deste trabalho, pois, mais que uma indubitável vitória particular de Lailson, a publicação de Pindorama - A outra história do Brasil em livro e sua adoção como material didático representam uma grande conquista para o quadrinho nacional.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA