Plot! é o novo selo de quadrinhos da editora Alto Astral

Por Samir Naliato
Data: 27 julho, 2017

Há 31 anos no mercado editorial, a Alto Astral se especializou em publicações para os segmentos de comportamento feminino, decoração, culinária, astrologia e outros. Além de revistas que chegam regularmente às bancas, também está presente nas livrarias.

Nos últimos anos, a editora passou a olhar para o mercado de quadrinhos com mais atenção. Por meio do selo Astral Comics, publicou materiais como adaptações de quadrinhos baseados em animações da Disney, Sonic, Assassin’s Creed, Robocop, Hellraiser, mangás e hentais.

Todas essas revistas foram distribuídas em bancas do Brasil, principalmente entre 2012 e 2016.

Agora, iniciam-se novos planos voltados para a nona arte, com a criação do selo Plot!. O enfoque será em obras voltadas a livrarias.

Plot!

O Universo HQ conversou com Felipe Castilho, o editor responsável pelo Plot!, sobre a nova empreitada. “É um recomeço. O projeto nasceu efetivamente em fevereiro, após um período de conversas e planejamentos. Foi quando definimos tudo, começamos a entrar em contato com autores e negociar os títulos”, explicou.

Como esta nova proposta se diferencia das tentativas anteriores? Felipe esclarece: “A Alto Astral sempre teve interesse em entrar no mercado de quadrinhos em livrarias, no qual teve boa aceitação de suas outras publicações e se saiu bem no ano passado. O projeto de um selo especializado se desenvolveu a partir daí. Entrei para ajudar a definir a nova linha editorial”.

A estreia do Plot! será na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, neste final de semana. Nenhum título estará à venda, mas a editora distribuirá gratuitamente uma quantidade limitada de seu primeiro lançamento: Peek a Boo – A masmorra dos coalas, da quadrinhista Psonha.

A edição já está em pré-venda em sites como Amazon, Saraiva e Livraria Cultura. Na Amazon Brasil, é possível adquirir a publicação com desconto.

Peek a Boo – A masmorra dos coalas (formato 17 x 24 cm, 128 páginas, R$ 39,90) chega às livrarias no começo de agosto. Na trama, Mambay está perdida. No meio do mato, sem wi-fi e papel higiênico. Ela também se perdeu dos pais, mas está bem tranquila quanto a isso. Para não dizer que não encontrou nada de interessante, seu novo amigo esquisito não gosta muito de sol, é peixetariano, mora numa casa da árvore, tem insônia e um morcego de mil e uma utilidades. E eles estão fugindo de cogumelos pigmeus zumbis.

Peek a Boo - A masmorra dos coalas Kombi 95

Pelo menos outros três lançamentos estão programados até novembro.

Um deles é Kombi 95, de Thiago Ossostortos, cujo lançamento deve acontecer na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Outro é o livro Kirby – King of Comics, biografia de Jack Kirby, que neste ano comemoraria 100 anos se estivesse vivo. Um dos maiores artistas de seu tempo, ele é cocriador de personagens como Capitão América, Quarteto Fantástico, Hulk, Homem de Ferro, Thor, Vingadores e X-Men, para a Marvel; além do Quarto Mundo para a DC Comics, que inclui Darkseid e os Novos Deuses.

O livro inclui também algumas histórias em quadrinhos curtas criadas por Kirby.

A editora não revelou ainda quais serão os demais projetos. Assim que houver mais detalhes, o Universo HQ informará.

Plot!

• Outros artigos escritos por

.

  • Ronald Teixeira Martins

    Seja bem vinda!

  • Josival Fonseca

    Desejo sorte e que traga publicações de qualidade e bons preços acima de tudo.

  • Digo Freitas

    Boa sorte!

  • Tiago Ogro

    acho que a proposta era essa, sendo que parece que a hq é ambientada em meados dos anos 90

  • desistiram dos mangás? tem vários que ainda faltam completar…

  • Fabio Negro

    Felipe Castilho não era do setor comercial da Nemo?