Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Pluto completa 85 anos!

2 setembro 2015

O cachorro mais estabanado da Disney completará 85 anos nesta semana.

Pluto  apareceu pela primeira vez como coadjuvante no desenho animado The Chain Gang, no dia 5 de setembro de 1930, ainda como um cão de rua sem dono. Somente em Just Dogs (1932) ele surgiu como protagonista. Nos quadrinhos, sua estreia aconteceu numa tira de jornal do camundongo Mickey, no dia 8 de julho de 1931.

A escolha de seu nome teria sido uma homenagem ao (então) planeta Plutão - Pluto, em inglês -, nomeado oficialmente em março de 1930. Mas essa essa é uma afirmação jamais confirmada - ou negada - por Walt Disney ou pelos envolvidos na concepção do personagem.

Pluto

Pluto

Seja como for, o cachorro amarelo alcançou sucesso imediato, ganhando protagonismo em diversos desenhos animados - até faturou um Oscar, em 1941, pelo curta-metragem Lend a paw - e estrelando HQs próprias, sem jamais dissociar-se da imagem de seu dono e grande amigo Mickey.

Com o passar dos anos, ele virou pai de família, ao se "casar" com Fifi, cachorrinha da Minnie, com quem teve vários filhotes.

Mesmo depois de mais de oito décadas, Pluto continua vivo na cultura pop de várias partes do mundo. Em alguns países, seu aniversário não passará em branco, pois desde o começo deste ano já foram lançados vários produtos para celebrar a data, como estatuetas, joias, brinquedos e memorabilias diversas.

No Brasil, espera-se ao menos que a Editora Abril republique algumas das melhores histórias em quadrinhos do personagem, produzidas por mestres Disney como Paul Murry, Tony Strobl e outros.

Pluto

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA