Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Prêmio Jabuti cria categoria para histórias em quadrinhos

3 maio 2017

No início deste ano, um movimento que reuniu autores, editores, jornalistas e fãs pediu ao Prêmio Jabuti (o mais importante prêmio literário do Brasil) a criação de uma categoria para Histórias em Quadrinhos. Inclusive, um abaixo-assinado on-line foi realizado (veja aqui), e contou com o apoio de mais de duas mil pessoas.

Hoje, o novo curador do prêmio, Luiz Armando Bagolin, anunciou mudanças que incluem a criação de duas novas categorias, sendo uma delas Histórias em Quadrinhos. A outra será Livro brasileiro publicado no exterior.

Assim, o número total de contemplados subirá para 29.

“A mobilização foi muito importante para a sedimentação dessa categoria, que passa a vigorar a partir deste ano, mas já havia uma compreensão dentro da Câmara Brasileira do Livro e do Jabuti a respeito da inclusão dela. Recentemente, li um artigo na New Yorker que defendia, com todo vigor e argumentos muito claros e racionais, que HQ é, sim, uma categoria literária. Não é algo que deva ser marginalizado, embora andar à margem seja uma das possibilidades do mundo das HQs. Essa discussão foi amadurecendo aqui dentro e achamos que esse seria o momento adequado para incluí-la”, explicou Bagolin, em depoimento reproduzido pela Publish News.

Anteriormente, quadrinhistas foram indicados e ganharam o troféu, mas em outras categorias, como Capa, Adaptação e Ilustração de livro infantil ou juvenil. Jamais houve uma específica para celebrar as publicações da Nona Arte.

O Prêmio Jabuti foi criado em 1959 e, em 2018, realizará sua 60ª edição.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA