Presidente Barack Obama escreve prefácio de novo volume da coleção Peanuts Completo

Por Samir Naliato
Data: 7 março, 2016

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, escreveu o prefácio de 25° e último volume com tiras de jornais da coleção The Complete Peanuts, publicada pela editora Fantagraphics Books. A série de coletâneas em capa dura reúne, na íntegra, os 50 anos (1950 – 2000) de tiras diárias criadas por Charles M. Schulz. O volume 26 trará histórias lançadas fora do formato de tiras.

“Assim como milhões de americanos, cresci com Peanuts”, diz parte do texto. “Por décadas, Peanuts foi o cobertor que nos dava segurança diariamente. É isso o que faz de Peanuts um tesouro americano.”

Para Gary Groth, cofundador e presidente da Fantagraphics, ter o prefácio de Barack Obama é uma maneira de tornar a última edição ainda mais especial. “Obama estava, inevitavelmente, no topo da lista. Não custava nada tentar, o máximo que aconteceria era ele não aceitar”, relembrou.

O presidente norte-americano costuma fazer citações à cultura pop e, no ano passado, chegou a agradecer ao Japão pelos mangás (veja detalhes aqui).

Algumas das personalidades que escreveram o prefácio das edições anteriores foram Jake Tapper, Whoopi Goldberg, Patton Oswalt, Alec Baldwin, Garrison Keillor, Jonathan Franzen, Diana Krall, John Waters e Billie Jean King.

The Complete Peanuts já venceu cinco Eisner Awards e três Harvey Awards.

No Brasil, a coleção sai pela L&PM, com o nome de Peanuts Completo e, entre novembro de 2009 e janeiro de 2016, já foram lançados oito volumes. Clique aqui para comprar.

The Complete Peanuts - Volume 25

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Roberto Crumbo

    Quando esse volume sair aqui pela L&PM, talvez já tenhamos o nosso presidente negro também.

  • Dimas Mützenberg

    O volume 25 será o último com tiras de jornais… O volume 26 trará histórias lançadas fora do formato de tiras.

  • Heberton Arduini

    Minha coleção favorita. Que venham mais por aqui.

  • Thiago A.

    Que prestígio…

  • José Maria Menezes

    Já me perdi. Qual foi o último lançado por aqui?

  • “Um tesouro americano”… quantos tesouros que os Estados Unidos tem na cultura pop… aqui no Brasil, só temos a turma da Mônica… quanta diferença, numa terra de centenas de milhões, um único quadrinhista conseguiu enriquecer com seu ofício! :/

  • Canoa Furada

    Aqui no Brasil poderiam lançar Os Irmãos Metralha Completo e chamar vários dos nossos digníssimos políticos para escrever alguns dos prefácios!

    Tem material humano para muitas e muitas edições…

  • d_grayson

    tá na hora da L&PM acelerar a publicação desse material, hein? No começo disseram que seriam 2 volumes por ano