Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Presidente da DC explica acordo com a Humanoids

21 janeiro 2004

Paul LevitzComo anunciado semana passada, a DC Comics adquiriu os direitos de publicar materiais clássicos e inéditos da Humanoids em língua inglesa, levando para a terra do Tio Sam várias graphic novels européias.

Com o extenso catálogo da Humanoids, que inclui publicações de variados gêneros, produzidas por renomados criadores e com ótimas vendagens na Europa, a DC dá mais um passo para expandir seu mercado em livrarias. E Paul Levtiz, presidente da editora, falou mais sobre o acordo.

"Como construíamos um forte mecanismo para vender quadrinhos em forma de livro nos Estados Unidos, isso se tornou uma ferramenta eficiente para disponibilizar diferentes tipos de materiais", explica. "As graphic novels européias são veneradas, e lindas formas de arte. Nunca tiveram uma distribuição real na América do Norte, com uma escala significativa, com exceção de alguns álbuns do Tintim."

Metal Hurlant"Acho que existe uma forma lógica de nós apresentarmos isso a uma audiência que agora está preparada para esses materiais", aposta Levitz, que se diz um grande admirador e fã da Humanoids.

"Quando vi pela primeira vez álbuns europeus, ainda na adolescência, fiquei impressionado tanto com o que eram capazes de fazer graficamente na impressão e apresentação, quanto tematicamente", revela. "Infelizmente, sofri por ser um aluno ruim de línguas estrangeiras, e a idéia de tentar entender os álbuns de Moebius, há 30 anos, tornava agradável uma visita ao dentista."

"Mesmo anos depois, quando o material se tornou disponível em inglês, nunca me aventurei por esse lado. Então, não sou tão entendido dos materiais quanto poderia. Agora tenho a oportunidade de mudar isso, claro", comemora.

Paul Levitz vê no novo acordo vários níveis de desafio. "O primeiro é colocar os materiais num sistema de distribuição que seja bem adequado. O formato do álbum francês, ainda que lindo, é problemático para as prateleiras de livrarias, e isso se tornou uma tremenda desvantagem nos últimos anos. Acho que procuraremos uma maneira de reformatar os materiais de uma maneira confortável para comic shops e livrarias, e isso será tratado com carinho e respeito ao que os artistas e escritores fizeram."

"Além disso, há o desafio de como apresentar os álbuns ao público", continua. "Muitos desses livros já venderam centenas de milhares de cópias. Então, existe uma boa razão para acreditar que assim disponibilizarmos essas publicações, haverá um grupo de pessoas interessado. Não são materiais quaisquer, são alguns dos maiores quadrinhos de todos os tempos. Temos que encontrar a maneira correta de fazer isso, seja com propaganda ou amostras... esperamos surgir com bons truques. Normalmente, conseguimos."

O acordo prevê a publicação de 36 álbuns todos os anos. "O desafio não é apenas lançar 36 livros, mas sim uma seleção correta entre o enorme catálogo da Humanoids. Se olharmos o que eles publicaram ao longo dos anos, há quase 12 gêneros diferentes, além de uma grande variedades de estilos artísticos", encerrou.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA