Projeto Corsários usa fotografia para criar história em quadrinhos

Por Samir Naliato
Data: 11 fevereiro, 2019

O fotógrafo e ilustrador Samuka Marinho lançou, de forma independente, uma graphic novel diferente. Projeto Corsários – Os Senhores do Novo Mundo (formato 21 x 28 cm, 192 páginas, capa dura, R$ 79,00) foi criada inteiramente com fotografias de pessoas reais para criar a narrativa.

A edição já está à venda no site oficial do autor, e traz também material extra com os bastidores da produção.

A trama se passa no início do Século 18, a fim de fortalecer sua armada, a Inglaterra contratou e converteu navios e tripulações particulares em membros da Marinha Real, transformando-os em corsários. Com o fim da Guerra da Rainha Ana, essa gigantesca frota paramilitar ficou ociosa e muitos passaram a viver à sombra das bandeiras negras. Induzidos por grandes líderes, esses novos piratas formaram alianças, tornando-se um infortúnio naval mercante para as nações europeias.

Um navio de guerra foi enviado às vésperas da posse do novo governador das Bahamas, para averiguar os boatos sobre uma insurreição marítima e garantir o futuro comercial no Novo Mundo.

A história mistura fantasia, fatos reais e personagens históricos e fictícios, enfrentando seus demônios pessoais. Além disso, é uma homenagem aos 300 anos da fase mais intensa da chamada “Era de Ouro da Pirataria”, relatando um dia intenso na vida dos piratas e corsários das Antilhas.

A produção do material foi dividida em quatro etapas: produção, fotografia, pós-produção e editoração, sendo que cada uma durou cerca de seis meses. Toda a pesquisa, criação, roteiro, produção, figurino, cenografia, direção de arte, maquiagem artística, iluminação, fotografia, edição de imagens, projeto gráfico, diagramação, letreiramento, editoração dos quadrinhos foi feita por uma única pessoa.

Samuka Marinho iniciou sua carreira profissional como diretor de arte em agências de publicidade e se especializou em se tornar um profissional de imagens. Ele ilustra, produz, fotografa e finaliza com a pós-produção de seus próprios trabalhos.

Clique na galeria abaixo para ampliar algumas páginas, e visite o site do autor para mais informações.

.

Projeto Corsários

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Eduardo Michelini

    Eu já cheguei a ver esse projeto no Catarse ou outra rede de financiamento coletivo…

  • Ronildo Abijaude

    Pelas prévias das paginpá já da pra ver que é uma obra de arte.
    Parabéns ao autor e sucesso na empreitada.
    Que o trabalho seja reconhecido.