Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Projeto Osmose é intercâmbio de quadrinhistas brasileiros e alemães

26 outubro 2012

Projeto Osmose

Amanhã, dia 27 de outubro, a partir das 18h, acontecerá na Gibicon (Paço da Liberdade - Sala de Cinema) um debate sobre o Projeto Osmose. Trata-se de uma troca de experiência entre Brasil e Alemanha, por meio de um intercâmbio do Goethe-Institut, de Porto Alegre/RS, que intensifica a interação artística e cultural entre os dois países e reforça a participação brasileira como convidado na Feira de Frankfurt.

Durante um mês, três quadrinhistas brasileiros viveram na Alemanha e três alemães estiveram no Brasil. Os participantes tiveram a experiência de produzir, em quadrinhos, a suas impressões da viagem e a vivência pessoal em outro país.

Os destinos dos autores brasileiros para esta residência artística foram Berlim, Hamburgo e Munique. Os alemães foram recebidos em Salvador/BA, São Paulo/SP e Porto Alegre/RS. As histórias dos quadrinhistas serão reunidas num livro bilíngue com lançamento nas feiras do livro de Frankfurt e de Porto Alegre, no ano que vem.

Os intercâmbios aconteceram no segundo semestre deste ano. Os participantes são Amaral (Teresina/PI), João Montanaro (São Paulo/SP), Paula Mastroberti (Porto Alegre/RS), Mawil (Berlim), Birgit Weyhe (Hamburgo) e Aisha Franz (Berlim).

O debate terá a participação do alemão Mawil e de João Montanaro, jovem brasileiro de 16 anos e cartunista da Folha de S.Paulo.

Saiba mais sobre o Projeto Osmose, com um diário online de cada participante, no blog oficial do projeto.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA