Província Negra marca estreia de editora e terá lançamento na Biblioteca Mário de Andrade

Por Samir Naliato
Data: 6 fevereiro, 2020

A Gabaju Records & Comics, uma antiga gravadora que agora é também editora de quadrinhos, já tem seu primeiro lançamento: Província Negra (formato 20 x 28 cm, 80 páginas, R$ 25,00), com roteiros de Kaled Kambour e arte de Kris Zullo.

O lançamento acontecerá no próximo dia 12 de fevereiro, às 19h, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – República), em São Paulo/SP.

A edição retrata a cidade de São Paulo na metade do século 19, onde um personagem real da história, o advogado negro e abolicionista Luiz Gama, se vê envolvido injustamente no assassinato de um escravagista, o que o leva a escancarar a ideologia que sustentou a escravidão da época na sociedade brasileira, e que, de alguma maneira, ainda ecoa em nossos dias.

Era um momento em que a maior cidade do país tinha pouco mais de 40 mil habitantes, muita garoa e muita efervescência cultural. A obra faz um retrato da época, com reconstituição dos fatos históricos, da arquitetura da cidade, da música, das artes literárias e do teatro. Também aborda o ativismo político dos paulistanos.

Apesar de ter retratar uma personalidade, a trama é fictícia.

Filho de Luiza Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, Luiz Gama foi vendido pelo próprio pai aos nove anos. Foi autodidata, e na juventude frequentou a faculdade de direito do Largo de São Francisco. Advogado, lutou, em pleno regime de escravidão, pela alforria de centenas de escravizados nos tribunais da província. Era ativista político e reconhecido poeta romântico e satírico. Amigo de Ruy Barbosa, Castro Alves, Angelo Agostini, Paulo Eiró, Raul Pompéia e outros, era uma figura querida e admirada em toda província. E temida.

Escravagistas o tinham como o grande inimigo. Políticos progressistas corriam para São Paulo para se aconselhar com ele. Morreu jovem, aos 50 anos, de complicações de diabetes.

Província Negra pode ser comprado no site da editora ou na loja particular do desenhista Kris Zullo.

.

Província Negra

• Outros artigos escritos por

.

.

.