Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Quadrinhista francês lança álbum em João Pessoa

6 novembro 2012

Etienne Lécroart

A informação é de Henrique Magalhães, da editora Marca de Fantasia.

Anualmente, o grupo de pesquisa Imaginário!, do mestrado em Comunicação da UFPB, organiza o evento Quadrinhos: reflexão e paixão, para dar visibilidade aos trabalhos do grupo e despertar o interesse na pesquisa voltada aos quadrinhos, humor, fanzines e games.

Com o patrocínio da Aliança Francesa de João Pessoa/PB e do consulado da França no Rio de Janeiro, um quadrinhista francês é convidado a apresentar seu trabalho, debater os meandros da criação, além de lançar um álbum de sua autoria, editado pelas editoras l'Association e Marca de Fantasia.

No período de 6 a 8 de novembro, estará em João Pessoa o quadrinhista Etienne Lécroart, para uma maratona de atividades ligadas à nona arte, que inclui palestra no auditório 111 do mestrado em Comunicação, no dia 6, às 15h; exposição de pranchas de quadrinhos no dia 7, às 17h, na biblioteca da Aliança Francesa; e sessão de autógrafos do álbum Contos & Descontos (formato 16,5 x 24,5cm, 44 páginas, R$ 10,00), no dia 8, às 19h, na livraria especializada Comic House, em Tambaú/.

No quadro da editora independente francesa l'Association, a obra de Lécroart integra o núcleo chamado Oubapo, do qual também são integrantes Lewis Trondheim e Patrice Killoffer. Oubapo é algo como oficina de histórias em quadrinhos potenciais, cujo experimentalismo chega ao limite da narrativa e do grafismo.

Esse trabalho consiste em proporcionar ao leitor diversas formas de leitura de seus quadrinhos, seja no sentido horizontal, no vertical ou no oblíquo, como a história Cercle vicieux (Círculo vicioso), que, como um palíndromo, pode ser lida do primeiro ao último quadro ou inversamente.

Contos & DescontosContos & DescontosContos & DescontosContos & DescontosContos & Descontos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA