Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Quadrinhos Dourados, da Opera Graphica, resgata os suplementos infantis

2 fevereiro 2004

Quadrinhos DouradosA Opera Graphica está lançando o livro Quadrinhos Dourados (formato 16 x 23 cm, 96 páginas, R$ 14,90), do especialista no assunto, Diamantino da Silva - que já escreveu Desenho da Figura Humana, Como Fazer Desenhos Animados e Quadrinhos para Quadrados. Em ritmo de autobiografia, Diamantino resgata a memória de um dos períodos mais belos da história editorial brasileira: a era dos suplementos infantis!

Verdadeiros precursores dos atuais gibis, os suplementos eram distribuídos em tiragens extraordinárias em território nacional, trazendo em suas páginas - pela primeira vez ao Brasil - personagens que estavam destinados a tornarem-se mitos: Super-Homem, Tocha Humana, Príncipe Valente, Flash Gordon, Fantasma, Namor, Batman, Dick Tracy e outros tantos que povoam até hoje o imaginário popular.

De acordo com o próprio autor, a principal proposta do livro é proporcionar uma fonte de consulta permanente para todos os colecionadores de histórias em quadrinhos, trazendo informações fidedignas sobre as publicações pioneiras, caso de o Suplemento Juvenil, Mirim, O Lobinho e O Globo Juvenil.

Diamantino não mediu esforços na hora de pesquisar, indo fundo no trabalho de "garimpo". Vasculhou coleções inteiras - tanto as suas, quanto as de amigos colecionadores - propiciando, ao final das contas, um trabalho enciclopédico, de envergadura histórica e ricamente ilustrado.

Ao terminar de ler Quadrinhos Dourados, o leitor terá uma compreensão maior da história das publicações em quadrinhos no Brasil.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA