Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Quino é homenageado na Espanha

24 outubro 2014

O quadrinhista argentino Quino (pseudônimo de Joaquín Salvador Lavado), criador da personagem Mafalda, foi homenageado ontem, 23 de outubro, na Espanha.

Ele recebeu o prêmio Príncipe de Astúrias, na categoria Comunicação e Humanidades, de 2014. A cerimônia foi realizada no norte da Espanha, em Oviedo.

Essa é uma premiação anual, que surgiu em 1981, e que presta homenagens ao trabalho humanitário, técnico, científico e cultural realizado por indivíduos ou equipes.

Filho de imigrantes espanhóis, Quino, atualmente com 82 anos, nasceu em 17 de julho de 1932, em Guaymallén (Mendoza), na Argentina. Sua carreira começou na década de 1950. Em 1963, publicou seu primeiro livro, Mundo Quino. Mafalda, sua personagem mais conhecida, nasceria no ano seguinte. As tiras de Malfada foram publicadas regularmente entre 1964 e 1973.

Mafalda foi adaptada para a TV, como um desenho animado de episódios curtos, de duração variando de 90 a 260 segundos. Essa série teve 52 capítulos que foram compilados em cinco desenhos mais longos, em 1981.

Apesar de Mafalda ter se tornado um fenômeno mundial – lançada no Brasil, diversos países europeus e até na China –, poucas vezes o trabalho de Quino foi adaptado para o inglês e permanece praticamente inédito na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Mafalda e Quino

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA