Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Rafael Coutinho: programa de TV e curadoria da Feira Des.Gráfica

12 setembro 2016

O quadrinhista Rafael Coutinho está trabalhando em duas novas frentes.

A primeira é a curadoria da Feira Des.Gráfica, que acontece no MIS – Museu da Imagem e do Somem parceria com as editoras Antílope e UgraPress. O evento é focado nas publicações e experiências visuais que primam pela ousadia e experimentação na área dos quadrinhos e se desdobra em diversas vertentes, dentre elas a I Convocatória de Publicações Des.Gráfica, que está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, e selecionará, por meio de um corpo de jurados, cinco projetos de HQ autoral e independente desenvolvidos a partir de experimentações das linguagens narrativa e visual. Serão aceitos trabalhos que não tenham sido impressos anteriormente.

O projeto será coeditado pela Editora Antílope, responsável pela produção editorial, e o MIS, que fará a impressão dos 55 exemplares de cada projeto (5 para o acervo e 50 para o artista). O autor, além de ficar com o lucro das vendas, terá vaga garantida da Feira Des.gráfica, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro, no MIS, quando poderá lançar e vender sua publicação.

Coutinho também comanda o programa Rafael Coutinho Desenha Com, no Canal Brasil, no qual abre seu estúdio para receber outros artistas, com o desafio de gerar uma obra de arte, criada por ele e seu convidado. Dirigida por Claudia Priscilla e Pedro Marques, a série é totalmente feita em preto em branco.

A ideia é que, munidas de pincéis, canetas, papéis e outros materiais inusitados, as duplas partam para a produção em uma espécie de vale-tudo inventivo, no qual o estúdio também pode servir como instrumento de intervenção.

A escolha dos nomes segue a ideia principal de pluralidade artística. Ao longo da temporada, Coutinho vai visitar o universo criativo de diversas personalidades do ramo, como os artistas plásticos Jac Leirner e Ralph Gehre, o fotógrafo JR Duran, o cartunista Caco Galhardo, a diretora de arte Vera Hamburger, o artista visual e grafiteiro Alexandre Orion, o animador Daniel Semanas, a ilustradora Juliana Russo, e a idealizadora da Feira Plana, Bia Bittencourt. O programa fez sua estreia no início deste mês de setembro.

rafael_coutinho

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA