Rafael Spaca lança livro sobre os quadrinhos dos Trapalhões

Por Marcelo Naranjo
Data: 21 fevereiro, 2017

O escritor Rafael Spaca, fã incondicional dos Trapalhões, lançou em 2016 o livro O cinema dos Trapalhões – Por quem fez e por quem viu, pela Editora Laços. Para este ano de 2017, ele prepara uma nova obra, que terá como tema as histórias em quadrinhos protagonizadas pelo famoso quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

O livro As HQs dos Trapalhões será publicado pela Editora Estronho, com cerca de 100 páginas, preço por volta de R$ 39,00, e conta com textos de Dedé Santana, Gonçalo Júnior, José Alberto Lovetro e Marcus Ramone, editor do Universo HQ. O lançamento está previsto para o mês de abril, em São Paulo.

Os Trapalhões estiveram presentes nas bancas de todo o País nas revistas publicadas pelas editoras Bloch e Abril. Na Bloch, o trabalho de criação era mais próximo ao humor da TV, incluindo piadas hoje consideradas politicamente incorretas. Já o trabalho na Editora Abril foi feito voltado para o público infantil.

O livro trará imagens originais, estudos de personagens, modelsheets e outras novidades para os fãs. Durante o trabalho de pesquisa, Rafael conversou com os profissionais envolvidos nas produções das HQs à época – desenhistas, roteiristas e coloristas.

Curiosidade: os Trapalhões eram leitores dessas HQs, e muitas das piadas criadas nos quadrinhos foram aproveitadas no programa televiso. Confira aqui uma matéria sobre as saudosas revistas dos Trapalhões publicadas pela Bloch Editora.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Lionel Novaes de Freitas

    Eu adorava esses quadrinhos, sobretudo a publicada pela Abril, As Aventuras dos Trapalhões, tenho todas até hoje, e é um dos meus tesouros da infância hehe
    Quem sabe não é um incentivo para um Confins do Universo com o tema: Quadrinhos Infantis Brasileiros, fica a dica. Abraços galera.

    • Marcelo Naranjo

      Fica a dica! Obrigado! ;-)))

      • Dyel Dimmestri

        Excelente tema.Ainda mais no ano em que um dos expoentes da HQ infantil nacional completa 70 anos de vida,em Março:Daniel Azulay!.O podcast também poderia discutir uma certa “decadência”do gênero;tirando Disney e Maurício De Souza,não se vê nada digno de nota nas bancas brasileiras.As editoras parece que se focam no público juvenil/adulto.A Abril bem que tentou há algum tempo atrás,com o Prêmio Abril De Personagens,mas a iniciativa não passou de fogo de palha.

  • Marcelo Amado

    Prezados, agradeço pela divulgação. No entanto, a informação sobre o número de páginas e valor está incorreta. O livro ainda está em fase de diagramação e não deve passar de 100 páginas, ou ficar perto disso. O valor também não deverá ultrapassar a casa de R$ 39,00. Muito obrigado e grande abraço!

    • Marcelo Naranjo

      Corrigido! Os dados eram do livro anterior, troquei as bolas. Valeu! Abraços e obrigado! ;-)))

      • Marcelo Amado

        Valeu!