Friquinique reúne grandes nomes da HQ independente nacional

Por Marcelo Naranjo
Data: 19 setembro, 2013

De acordo com os autores, Friquinique (formato 20 x 23 cm, capa dura, 192 páginas, R$ 59,90) “é um livro de quadrinhos esquisitos, para pessoas que não se olham no espelho nem gostam de piquenique”.

 O livro é uma edição de luxo, reunindo o material publicado ao longo de 2010 no site de cultura visual Ideafixa, acrescido de 64 páginas de material inédito, com narrativas fechadas de Rafael Sica, Eduardo Medeiros, Elcerdo e Stêvz.

Friquinique apresenta histórias de personagens  “deslocados e esquisitões, mas de bom coração – nem sempre”. São mutilados, cultivadores de comportamentos errantes e deformidades em geral, que são exibidos como aberrações nos palcos e telas desde que o mundo é mundo.

Mas o que fazem esses freaks quando não estão “em exibição”? Qual o cotidiano dos inadequados? Por quais dramas passam quando a dramatização acaba e o pano baixa?

A obra é um lançamento do selo Beleléu, e está em pré-venda de 16 de setembro a 2 de novembro no site da editora.

Friquinique

Além do livro, títulos paralelos completam o universo de Friquinique, como o gibi Rudolfo e a Maquininha de Encolher Pensamento, de tiragem artesanal limitada e numerada pelos próprios autores, que será publicado semanalmente ao longo da pré-venda.

Os encartes do livro também são disponibilizados como teasers em edição artesanal por demanda, e dois vídeos em animação no site pretendem acrescentar uma outra dimensão ao trabalho.

A obra será lançada no FIQ 2013 – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.

• Outros artigos escritos por

.

.

.